Decoração e Paisagismo

Tenha a casa florida o ano inteiro com a estátice


[Por Beatriz Santiago]

Também conhecida como lavanda do mar, a estátice é uma espécie  incrível. Suas flores surgemnumerosas em inflorescência, são tubulares e com textura de papel. Elas podem ser brancas, amarelas, rosas, lilás e roxas.

Originária da região mediterrânea, a estátice aprecia sol pleno e é tolerante a curtos períodos de estiagem. No paisagismo, a estátice se presta para a formação de maciços e bordaduras coloridas, de efeito mediterrâneo e campestre. As flores podem ser colhidas para a confecção de arranjos florais e, mesmo secas, são muito duráveis e bonitas. Também pode ser cultivada em vasos e floreiras.

Conheça a Estatice

Elas devem ser cultivadas em canteiros bem drenáveis e fertilizados com matéria orgânica, além de serem regados periodicamente. A planta aprecia o clima ameno.

Quando deixadas em vasos ou cestos sem água, a flor leva em torno de 15 dias para estar com o caule totalmente seco. Para garantir que os caules menores não entortem, deixe o ramalhete secar pendurado com as flores viradas para baixo.  É ótimo ter essa espécie em casa, pois ela fica florida o ano inteiro. Elas são diferenciadas, já que ficam com a mesma aparência quando secas. Não mudam de cor, a não ser pelo caule. Além de tudo,  depois que a flor seca ela vira uma espécie de pout-pourri. Você pode até mesmo borrifar um aromatizador, para deixá-la mais cheirosa. 

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

Comments are closed.