Decoração e Paisagismo

Tira-teima Arkpad: Adesivos Decorativos

Usar adesivos na decoração é um recurso que altera o visual do ambiente de forma rápida e prática.

As colagens têm grande variedade de modelos, sendo possível encontrar desde grafites até desenhos de animais. Mas antes de decorar o ambiente, é fundamental adequar a proposta ao estilo decorativo. O Arkpad conversou com especialistas para tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto. Confira abaixo:

  • Como decidir entre adesivo ou papel de parede?

O papel de parede é mais resistente, no entanto, tem custo maior do que o adesivo. Além disso, sua aplicação deve ser feita por profissionais especializados. “Os papéis precisam de cola para serem instalados e o trabalho, na maioria das vezes, é feito por um profissional. Lembre-se também de que aplicar adesivos faz menos sujeira”, afirma Vanessa Dias, designer de interiores. As peças adesivas contam ainda com a vantagem de poderem ser personalizadas.

Tira-teima Arkpad: Adesivos Decorativos
As arquitetas Bia Muniz e Karla Gaby não hesitaram em aplicar um adesivo nas portas do armário. O recurso trouxe jovialidade ao ambiente
  • Qual a dica na hora de escolher o modelo ideal?

O primeiro passo antes de comprar o produto é analisar a decoração do ambiente. Veja a quantidade de espaço disponível, para que nada afete a sensação de amplitude, e a cor da parede. “Evite exagerar na mistura de estampas e cores em único espaço. O ideal é usar tudo com harmonia”, diz Juliana Abbud, da Formalis Arquitetura. Uma saída é aplicar os adesivos em paredes neutras, trazendo mais destaque às peças. “Quando o ambiente tiver cores vibrantes, dê preferência a modelos monocromáticos”, completa Vanessa.

Leia também – Tendências 2015: veja as apostas dos designers e arquitetos

  • Onde posso aplicar os adesivos na decoração?

O recurso decorativo pode ser usado em ambientes como salas, quartos e até no espaço de leitura. O ideal é aplicar o recurso em lugares sem contato com água ou gordura (por isso, evite a cozinha e a área de serviço). É interessante ainda instalar os adesivos na cabeceira da cama, na folha da porta, no fundo da escrivaninha ou até mesmo no teto do quarto. Outra saída possível é comprar modelos cuja superfície imite lousas ou as famosas réguas de crescimento.

  • Como devo instalar o produto?

A dica para não errar é medir o local e definir previamente o lugar do adesivo. Pense que não será interessante que móveis ou objetos atrapalhem a visualização dos desenhos. “E durante a aplicação, marque o lugar do adesivo com fita crepe. Isso afasta o perigo de surgirem bolhas e marcas na parede”, destaca Juliana.

Tira-teima Arkpad: Adesivos Decorativos

  • Quais os erros mais comuns no uso de adesivos?

Um engano recorrente é aplicar o adesivo sem qualquer preparação da parede. Lembre-se de que é fundamental eliminar problemas como umidade e buracos na superfície. A saída é passar uma camada de massa corretiva e usar impermeabilizantes, caso necessário. “É importante também fazer a aplicação do produto somente após duas semanas após pintar a parede”, afirma Vanessa.

  • Quero retirar o adesivo da parede. E agora?

A alternativa para diminuir os impactos da retirada é usar o ar quente do secador de cabelos e puxar levemente o produto da parede. Não se esqueça, entretanto, de limpar a superfície depois do processo.

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] você que prefere quadros pendurados, opte pelos adesivos fixadores. Eles funcionam muito bem e não é necessário o trabalho de pregar. Os adesivos foram […]

Comments are closed.