Seus vinhos sempre em estado perfeito: veja opções de adegas para sua casa
Decoração e Paisagismo

Seus vinhos sempre em estado perfeito: veja opções de adegas para sua casa

O Brasil é um dos maiores fabricantes de vinhos do mundo, com destaque para os espumantes. E os brasileiros, de fato, sabem apreciar estas bebidas. Tanto é que muitas pessoas investem na instalação de adega comum ou adega climatizada dentro de casa. 

Claro que o motivo começa com a ideia de se ter um espaço mais adequado para a armazenagem de garrafas. Porém, termina com a possibilidade de se poder oferecer algo a mais nas reuniões com os amigos.

Mas, e você? Sabe como somar uma adega à decoração da sua casa? O texto a seguir te dará algumas dicas e mostrará exemplos incríveis para você seguir. Confira. 

Modelos de adegas e os cuidados especiais com as garrafas

Basicamente, existem dois modelos diferentes de adegas para vinhos e espumantes.

O modelo tradicional é aquele móvel projetado em marcenaria para armazenar as garrafas. Ele pode ser independente, podendo ser transportado para áreas diferentes da casa conforme a necessidade. 

Também pode ser embutido em algum armário – como acontece em projetos de cozinhas e salas de jantar. Ou pode ser uma estrutura isolada, porém fixa, em alguma zona mais fresca do imóvel.

Seus vinhos sempre em estado perfeito: veja opções de adegas para sua casa
Foto: Revista Viva Decora e Renata Mosena

O modelo mais moderno é aquele climatizado por meio de energia elétrica. Isto permite que você tenha as suas garrafas acondicionadas em temperatura adequada em qualquer zona da casa que quiser, como escritório, por exemplo. Mas as adegas climatizadas – grandes ou pequenas – ficam lindas principalmente em decorações de zonas de refeições, como varandas gourmet.

Foto: Revista Viva Decora
Foto: Inside Arquitetura e Design

Todavia, não importa qual modelo escolher, desde que funcione bem na sua finalidade. Além de ser atrativo e tornar os ambientes decorados visualmente mais aconchegantes, o design da adega escolhida precisa deixar as garrafas na posição correta – deitadas e levemente inclinadas em direção à rolha, umedecendo-a. E elas precisam deixar estes frascos sempre dentro de uma temperatura entre 12 e 24 °C.

Locais dentro de casa para a instalação de adegas

Claro que você não precisa ser um especialista em vinhos para encontrar o melhor local dentro de casa para armazenagem de vinhos e espumantes. Infelizmente, nem sempre será possível achar um local atmosfericamente perfeito, mas não podemos desistir. 

Procure por um local dentro da sua residência onde não bata sol e que possa ter sempre uma boa umidade no ar.

Se puder, guarde as suas garrafas de bebidas em uma adega no porão da casa. Mas se não tiver uma área assim no seu imóvel, talvez seja preciso então investir numa adega climatizada mesmo. 

Nas lojas, você poderá encontrar dois modelos à venda: com ajuste de temperatura via sistema termoelétrico, mais potente e indicado para locais de temperatura amena; ou com compressor, para locais com temperaturas elevadas.

Foto: Revista Viva Decora
Foto: Chris Silveira e Arquitetos Associados

Formas de harmonizar adegas às decorações residenciais

Se você deseja criar uma decoração realmente bem requintada para a sua casa não poderá poupar esforços. Adegas tradicionais pequenas são ótimas para preencher áreas vazias de cozinhas, copas ou sob escadas. 

Já grandes estruturas – geralmente montadas em metal ou marcenaria – podem ser deixadas em destaque nas decorações, sendo importantes pontos focais de áreas sociais.

Foto: Revista Viva Decora

Estantes montadas com prateleiras e nichos fixos abertos são a opção mais simples. Diferente disso, projetos de residências mais chiques podem contar com adegas com prateleiras tipo esteira deslizante, que facilitam a colocação e a retirada das garrafas. 

Estas podem ser feitas em cor e acabamento que combine ou contraste de forma harmoniosa com os móveis ao redor. E elas ainda podem ser fechadas com portas de vidro.

Claro que o seu móvel de adega ou adega climatizada não precisa ser uma peça isolada, perdida em meio à decoração. Ela pode fazer parte de um conjunto, sendo a protagonista. 

Tal peça pode ser envolta de outros armários; também uma área de bancada para dar apoio a bandejas com taças, saca-rolhas e outros utensílios. Fora isto, prateleiras com ornamentos remetendo à prática do plantio de uva.

Foto: Hayasaki Arquitetura

Óbvio que adegas climatizadas também podem fazer parte da decoração de um mini home bar ou cantinho do café. Neste caso, ela estaria acompanhada também de aparelhos como chopeiras, frigobar, máquina de café e pia. 

Tudo isto poderia ajudar a formar o cantinho perfeito para recepcionar os amigos e incentivar à boa confraternização em ocasiões especiais. Então, gostou desta ideia? Que tal criar este ambiente para seus vinhos em sua casa?

Foto: Casa Arquitetos Associados

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...