Decoração e Paisagismo

Vai construir uma casa? Conheça os materiais básicos!

Para muitos, o sonho do lar próprio vai além da compra, e para alguns construir a casa é a realização materializada do jeito que tanto desejou.

E, algumas etapa devem sem cumpridas e alguns conhecimentos sobre construir uma casa devem ser adquiridos. Isso pensando em poupar dinheiro, e, ter uma construção bem sucedida.

Construir ou reformar uma casa não é um trabalho fácil, demanda tempo, esforço e dinheiro, sem contar que necessita de diversos materiais.

Ainda mais, obras desses tipos não costumam ser simples e baratas, é importante prestar bastante atenção na hora de comprar a infinidade de materiais que uma obra feita do zero, necessita. Por outro lado, a melhor escolha é sempre prezar qualidade dos produtos escolhido para que não tenha dor de cabeça futuramente.

Por isso, neste conteúdo você irá conferir quais são os materiais básicos que precisam ser comprados para construir uma casa, de acordo com cada fase. Veja!

Fases para construir uma casa

Em primeiro lugar, antes de apresentar os materiais para construir uma casa, é importante saber que existem basicamente quatro fases, que são.

Cada uma delas possui sua importância e devem ser seguidas para que erga um imóvel com uma ótima estrutura.

Desde a primeira etapa, até a última, é necessário utilizar uma infinidade de materiais. E conhecer as fases pode te ajudar a calcular as quantidades adequadas.

Veja quais são:

  1. Estrutura;
  2. Alvenaria;
  3. Cobertura;
  4. Acabamento.

A partir delas você já terá um guia de quais materiais comprar!

Construir uma casa: conheça os materiais necessários

1) Estrutura

A primeira fase para construir uma casa refere-se a estrutura, ou seja, neste momento será levantada a sustentação, responsável por dar estabilidade a toda construção.

É uma das fases mais importantes, até por ser a inicial. O que diz que se algo der errado, já começam as dores de cabeça! Por isso, essa fase requer bastante atenção e cuidados para não colocar em risco toda a obra.

Formada por fundação, lajes, pilares, vigas e colunas é realmente a estrutura que irá sustentar todo o resto. Então imagina só escolher, ainda mais para essa fase, materiais de má qualidade?

Os materiais básicos pra construir uma casa nessa fase são: areia, blocos de concreto, cimento, vergalhões, pregos, escoras, argamassa, brita e formas de madeiras. Além de estruturas de ferragens, fios e pedras.

2) Alvenaria

A segunda fase refere-se a alvenaria, ou seja, ao conjunto de blocos das paredes, tijolos, pedras, alicerces e muros.

Agora a estrutura começa a tomar forma, e a construção da casa ganha vida. É possível, nessa fase, começar a ver a dimensão de cada cômodo e como será a casa em tamanho. Por vezes, essa é a fase que mais gera dor de cabeça e gastos desnecessário de materiais.

O que acaba faltando no meio da obra, e assim, mais uma vez, mesmo com as quantidades calculadas da forma correta, é necessário comprar ainda mais materiais.

Por isso, essa é a fase da construção de casas, que mais precisam de um olhar atento!

Os materiais básicos são: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz. Além de fios de instalação, materiais elétricos e hidráulicos dos mais variados tipos.

3) Cobertura

A terceira fase refere-se a cobertura. Chegou a hora de cobrir todo o imóvel. Essa é a parte da obra que irá proteger a casa e proporcionar conforto termoacústico para os moradores.

Inclusive, um ponto importante sobre as fases anteriores: saiba calcule a previsão do tempo para as fases iniciais. Isso porque, se chover a obra pode atrasar e há o risco de se perder grande quantidade de materiais por conta da umidade.

Os materiais básicos para a cobertura da casa são: telhas, calhas e rufos, pregos, madeira, cimento, manta térmica, arame, vigas, caibros, vergalhões e a caixa d’água.

4) Acabamento

A quarta fase refere-se ao acabamento e é a fase final. Agora é o momento dos revestimentos, metais, louças e forros serem colocados, além da pintura e da passagem de fiação que também será feita.


Dessa forma, essa é a fase mais apreciada, que anuncia o final da construção e também, quando a decoração e o acabamento dão o toque especial do tão sonhado sonho.

No entanto, essa é uma das fases mais caras para construir uma casa. É o momento onde o gosto pessoal, sobressai as necessidades para a construção.

Para o acabamento são definidos os materiais que irão deixar a casa com a cara do dono. Mas, mesmo os materiais de gosto pessoal, ainda são necessários os materiais básicos.

E esses são: argamassa, gesso, lixas, interruptores, fechaduras, lâmpadas, rejunte, azulejos, pisos, janelas, esquadrias, tinta, pincéis, rolo de pintura e decoração.

Ferramentas para construir casa

Até agora apenas falamos dos materiais básicos de cada fase para construir uma casa. Mas saiba que além disso, outras custos e gastos precisam ser previstos.

Um exemplo é a necessidade de ferramentas. Que podem ser as mais específicas, ou as mais comuns. Estamos falando desde martelo, furadeira, a betoneira, e incluindo caçamba.

Algumas dessas ferramentas, já estão no “pacote” do profissional que contratam. Mas, os maquinários, em sua grande maioria, não. A não ser que contrate empreiteiras, ou empresas especialidades em construir casas do zero.

Profissionais de construção civil

E não menos importante na avaliação e orçamento de custo para construir uma casa, temos os profissionais.

Já não precisamos falar, que precisam ser qualificados não é? E vale lembrar, que quando se pensa em construir uma casa, é muito comum que o único profissional que venha a mente, é o pedreiro.

Afinal, há toda uma equipe para dar início ao projeto até finalizá-lo. Engenheiros e arquitetos para colocar o projeto no papel. Pedreiros, eletricistas, hidráulicos, arquitetos e outros profissionais da área civil, para tirar do papel.

Uma solução, é contratar empresas que possuam a própria equipe. Assim também não precisará se preocupar em contratar profissionais distintos, individualmente para formar uma equipe.

Já sabe quais materiais e custos deve considerar para construir uma casa. Então agora é hora de colocar a mão na massa! Confira os terrenos à venda da maior imobiliária do Brasil.

Você pode gostar de ler também...