Decoração e Paisagismo

Dicas para usar plantas e vasos na decoração de sua casa

Mesmo quando estamos dentro de casa, podemos nos beneficiar das boas energias das plantas. 

Montar pequenos recantos verdes no imóvel também permite que renovemos o ar dentro dos seus ambientes, fora que as espécies naturais são capazes de valorizar e até de dar mais vida às decorações. 

Veja como utilizar diferentes modelos de vasos de plantas para alegrar os cômodos diferentes de sua residência.

vasos de planta em prateleira suspensa
Foto: GoUp Arquitetura

Confira alguns modelos de vasos de plantas

Percorrendo as lojas, podemos encontrar vários modelos diferentes de vasos de plantas. Até fica difícil distinguirmos o que seria melhor para a decoração da nossa casa. 

Todavia, uma coisa você precisa ter em mente, vasos para dentro e fora das residências não são o mesmo tipo. Assim, para o lado externo do imóvel, ou melhor, para o jardim, geralmente indica-se os vasos de cerâmica ou de concreto, pois são mais resistentes.

Agora, para o interior do imóvel, você pode brincar mais com as opções, sem ficar preso às questões ambientais. Já que tais peças estarão mais bem protegidas dentro de casa, elas podem ser de materiais menos resistentes. Contudo, devem-se estudar, então, quais espécies podem se adequar bem à elas, para que não haja qualquer comprometimento no seu desenvolvimento de vida.

Foto: Elaine Carvalho

Existem lindos modelos de vasos de plantas à venda, de todos os formatos – redondos, quadrados, hexagonais, cônicos e outros. Alguns vêm acompanhados de cachepots e pratos – visando conter a água que possa sair da sua base. 

Os modelos tradicionais são aqueles feitos em cerâmica crua. Mas existe os em cerâmica esmaltada, fibra, plástico ou em materiais recicláveis. E ainda tem os em vidro, perfeitos para arranjos.

Na hora de adquirir alguma destas peças, pense no que irá melhor contribuir para a estética da sua casa. Analise a área livre disponível para os vasos. O estilo da decoração local. As proporções e as necessidades das plantas, bem como o tamanho e material adequado de vaso para cada uma delas. Agora é só usar os vasos para dar mais personalidade a diferentes cômodos da sua residência.

Foto: MIS Arquitetura e Interiores
Foto: Casa Aberta

Quais plantas usar?

Bem, teoricamente, podemos colocar vasos de plantas na casa toda, inclusive no quarto – um local onde dizem que as espécies poderiam atrapalhar a respiração. 

Especialistas afirmam que certas plantas, como a babosa, quando colocadas ao lado da cama, poderiam baixar a pressão arterial das pessoas. Outras plantas, como as samambaias, limpariam o ar; as kalanchoes umidificariam o ar; e os lírios renovariam as energias.

Foto: Revista Viva Decora e Angela Meza

Mas existem muitas outras plantas que podemos cultivar dentro de casa. Há espécies menores, como as violetas e as suculentas, e maiores, como a costela-de-adão e a yuca. Lisas, como a peperômia e a rhipsalis, e rajadas, como a lambari e a comigo-ninguém-pode. Com flores, como a bromélia e a orquídea, e sem flores, como a jiboia e a camedórea. E com crescimento para cima, como a lança-de-são-jorge, e para baixo, como a trapoeraba.

Foto: Luciane Mota e Juliana Freitas
Foto: Emerson Vasconcelos e INÁ Arquitetura

Dicas para usar vasos de plantas na decoração

Na hora de escolher um grupo de vasos para um determinado ponto da casa, reflita sobre o estilo de decoração proposto para o local – rústico, romântico, retrô, clean ou outro. 

Isto porque as peças que escolher poderão seguir esta linguagem, combinando ou contrastando com os elementos do conjunto, e provocando uma mudança positiva no cenário. Esta é a forma mais acertada de harmonizar vasos de plantas com a decoração da casa.

Foto: MIS Arquitetura e Interiores e Leila Dionizios

Plantas poderão lhe ajudar a dar lindos toques de cor e vida há vários recantos da casa – seja sobre balcões, dentro de nichos de estantes ou mesmo direto no chão. 

A tendência de criar quase como uma mini floresta dentro de casa – a chamada “urban jungle” – está em alta. Aliás, propostas modernas ainda dão a ideia de tentar reaproveitar objetos que seriam descartados como vasos de plantas – por exemplo, potes de extratos de tomate.

Voltando a dizer, é sempre bom avaliar o tamanho, a cor e a textura dos vasos escolhidos com relação às plantas que serão cultivadas dentro deles e a decoração ao redor. 

Ambientes mais modernos combinam com vasos em cores neutras, transparentes ou metalizados. Ambientes despojados com vasos coloridos e de design bem arrojado. E os ambientes rústicos com vasos de materiais lembrando a matéria-prima natural.

Foto: Gustavo Motta

Você pode criar uma hortinha com temperos na janela da sua cozinha ou em uma estrutura vertical na varanda. Pode ter um cantinho verde montado na sala de estar, ao lado do sofá. 

Colocar dois vasos imponentes ao lado do aparador, no hall de entrada. Preencher com plantas o centro da mesa de jantar. Colocar um pequeno vasinho sobre a bancada da pia do banheiro. E um arranjo sobre a penteadeira no quarto.

Dicas como essas não falta. Agora cabe a você as melhores e se inspirar para decorar sua casa.

Essas dicas de como utilizar vasos de plantas na decoração de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...