Decoração e Paisagismo

Veja as 6 cores de parede para sala que mais influenciam no ambiente

Sabemos que existem milhões de cores no mundo e (infelizmente) precisamos escolher entre uma delas para pintar as paredes de nossa casa, mas a grande dúvida é: como escolher uma cor que combine e traga harmonia para o meu ambiente ao mesmo tempo?

O fato é que de acordo com a psicologia das cores, cada uma delas transmitem determinados sentimentos, e é aí que está a grande indecisão entre unir a beleza e junto proporcionar boas energias para o lar. 

Aqui, vamos falar especificamente da sala de estar, um dos ambientes mais importantes de uma casa, pois é nele que recebemos nossos amigos, unimos a família e boas conversas e risadas surgem. Então, que tal descobrir as 6 cores que mais influenciam na sua sala?

1. Branco

Primeiro, vamos começar com o branco, uma das cores mais usadas em paredes, por ser mais fácil de combinar com as outras decorações. O branco transmite paz e calmaria. É ideal para aqueles que são adeptos a ambientes mais clean e sofisticados.

O ponto chave do branco é a possibilidade de ousar nas cores dos objetos e móveis, mas claro, tudo com muito limite para não gerarmos uma poluição visual e ao entrar na sala ter a sensação de não conseguir prestar atenção em nenhum detalhe, pelo tanto de informações que o mix de cores irá proporcionar. 

Mas, se você é do time que quer sair da monotonia, o branco não é pra você. Aposte em outras cores mais vibrantes. 

2. Preto

Pintar ou não pintar a parede da sala de preto? Eis a questão. No Brasil, o preto está associado diretamente ao luto, enquanto em outros países é representado pelo renascimento.

É óbvio que também é uma cor coringa, que pode ser combinada com outras cores e criar uma decoração moderna, mas, por via das dúvidas, prefira o preto em ambientes externos ou nos móveis e outros objetos da sua sala de estar. Com certeza você criará um ambiente muito mais aconchegante para passar o tempo com quem ama.

3. Cinza

Muitos consideram o cinza como uma cor sem graça, mas já passamos dessa fase, não é mesmo? Quantos ambientes modernos e luxuosos não vemos por aí e que tem o cinza como destaque? 

Aqui, entramos em uma linha tênue entre a cor cinza estar associada a ausência de emoções e solidão. Em contrapartida, é muito utilizada em salas de estar, proporcionando elegância e estilo. 

4. Marrom

Se você é daqueles que buscam inspirações pelo Pinterest, vai perceber que as decorações em tons de marrom e bege são as que mais prevalecem. Isso porque o marrom está entre as cores tendências de 2022 para decorar os ambientes internos, como salas e quartos. 

O marrom transmite seriedade e simplicidade, e o minimalismo está aí para nos mostrar que não precisamos de muito para criar um ambiente aconchegante, bonito e moderno.

5. Verde

Agora, que tal fugirmos um pouco das cores neutras? Ficou surpreendido da cor verde ser mencionada por aqui? Pois é, o verde representa a natureza, a vida e a renovação. E nada melhor do que ter esses sentimentos ao sentar no sofá da sua sala.

Mas, calma lá. Também não recomendamos ousar nos tons de verde, prefira o verde musgo, militar, e aqueles que são mais fechados. Por ser uma cor forte, e para ser utilizada em uma grande proporção do seu ambiente, os tons mais claros podem ser incômodos aos olhos. 

6. Azul

O sentimento proporcionado pela cor azul divide muitas opiniões, cada uma de suas variações podem gerar emoções diferentes. Há uma expressão em inglês que diz “feeling blue”, significando estar sentindo-se para baixo, triste. Mas, o que podemos ressaltar é que as opiniões se cruzam quando falamos que o azul é a cor da harmonia. 

Se a sua dúvida for: qual cor devo pintar a parede da sala para trazer harmonia para o meu lar? Então, aposte no azul. Seja ele no tom pastel, escuro ou claro.

E aí, já vai sair daqui e ir direto para a loja de tintas escolher a cor para a parede da sua sala? 

Gostou?! Siga a Lopes nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. 

Você pode gostar de ler também...