Sustentabilidade

21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore

arvore-blog-1

Hoje é o dia da árvore, um dia em que devemos parar e pensar nos efeitos que estamos trazendo para nosso meio ambiente. Todas as árvores são extremamente fundamentais para o equilíbrio do planeta. Elas ajudam a purificar o ar que respiramos e ajudam 10% na redução do consumo de energia, por suas folhas e raízes contribuírem para o controle do clima no meio ambiente.

Suas folhas liberam umidade no ar o que faz com que amenize o calor. Uma única árvore pode liberar mais de 140 mil litros de água no meio ambiente por ano. Elas desenvolvem um papel de enorme importância no ecossistema. Nelas são mantidos mais de 50% da biodiversidade, plantas, aves, mamíferos, insetos etc…

Elas também diminuem a poluição e os ventos, regularizam as chuvas, suas raízes evitam a erosão e deixam os solos mais úmidos e saudáveis. Algumas árvores produzem frutos, flores, sementes, látex, resinas e pigmentos. Algumas até é possível extrair medicamentos e cosméticos.

O que devemos considerar acima de tudo neste dia, é a preservação e a valorização das árvores no nosso dia-a-dia. Devemos cuidá-las e sempre que puder, plantar novas árvores em diversos lugares, principalmente em parques. Existem ONGs que produzem o plantio de árvores em parques e lugares apropriados para o plantio. Se voluntarie para ajudar estas causas que realmente necessitam tanto de ajuda.

Você pode gostar de ler também...