Idéias Sustentáveis
Sustentabilidade

8 dicas de ideias sustentáveis para usar em casa

 A partir de um determinado tempo as pessoas começaram a se preocupar mais com os danos que elas causavam ao meio ambiente, mesmo que sem a intenção, o que as influenciou a pararem e repensarem as suas atitudes.

Com isso, surgiram as ideias sustentáveis, as quais tem como objetivo utilizarem de meios naturais ou que não agridam o ambiente para substituir por exemplo, produtos químicos para limpar a casa.

8 dicas de como economizar na hora de realizar as suas tarefas domésticas

1) Limão como removedor

Ao invés de apelar para os produtos químicos que agridem e muito o meio ambiente, você pode optar por usar o limão para remover gordura  e também a ferrugem, uma vez que a acidez da fruta  pode substituir o cloro e o solvente. A receita é simples para os dois casos.

Use Limões para limpeza pesada

  • Gordura: Para retirar a gordura seja de louças, do fogão ou de panelas, você deve diluir a fruta na água e colocar a mistura na área a ser limpa.
  • Ferrugem: Já para retirar a ferrugem de grelhas, por exemplo, basta você esfregar o suco de limão com uma palha de aço. Caso você queira remover a ferrugem das bocas do fogão acrescente uma colher de sal ou então bicarbonato de sódio ao extrato de uma unidade da fruta.

2) Vinagre branco para combater mofo, odores fortes e gordura

O vinagre branco é considerado um dos melhores produtos naturais quando falamos em remover mofo, gordura e odores fortes, podendo substituir detergentes e amaciantes e químicos como o cloro, amoníaco e a soda cáustica.

Vinagre branco para combater mofo, odores fortes e gordura

  • Mofo: Esvazie o armário e deixe uma bacia com o produto dento do móvel por cerca de uma noite inteira.•  Odores fortes. Para remover odores fortes como o de urina e fezes de animais de estimação, basta você utilizar a mesma idéia para o mofo, colocando uma vasilha com o vinagre na área com o odor.
  • Gordura: O vinagre branco serve também para remover diversos tipos de gordura, como por exemplo, a do box do banheiro e para isso basta você aplicar um pouco do produto numa esponja e esfregar. Já para aquela gordura que fica no fogão quando fritamos algo, basta você aplicar o produto e deixar agir por alguns minutos antes de limpá-lo.

Você também pode utilizar o produto para limpar azulejos,  vasos sanitários, janelas e espelhos.

3) Óleo como lustra-móvel

Óleos vegetais como o de oliva, girassol e linhaça são excelentes opções para substituir os famosos lustra-móveis.

Óleo como lustra-móvel

  • Janelas: Para deixar as janelas da sua casa brilhando basta você misturar óleo com álcool, na mesma proporção e aplicar utilizando um pano.
  • Móveis de madeira: Já para os móveis de madeira da sua casa, você precisa acrescentar limão, sendo duas xícaras de limão e duas xícaras de óleo, também aplicando utilizando um pano.

Para ilustrar superfícies cromadas, você pode utilizar óleo de bebê, aplicando-o com um pano de algodão.

4) Filtro de café para limpar telas

Para evitar que aqueles fiapos ou aqueles resquícios de poeira, você pode passar filtro de café tanto na tela da TV como na tela do seu computador, mantendo assim a tela limpinha e perfeita para utilizá-la.

Use Filtro de café para limpar tela de tv ou notebooks

5) Sal como desentupidor

Para acabar com o problema de uma pia ou um vaso sanitário entupido, basta você jogar pelo encanamento meia xícara de sal para cada litro de água quente.

Sal como desentupidor

6) Cera de carro para usar no banheiro

A cera de carro pode ser utilizada no banheiro para polir torneiras, pias, azulejos e até mesmo as portas do box, criando uma barreira contra a água e o acúmulo de sabão.

Cera de carro

7) Cascas de ovos na limpeza

As cascas de ovos são excelentes para limpar aqueles famosos cantinhos que nós não alcançamos, como por exemplo, vasos e garrafas. Para isso basta você colocar as casas de ovos dentro do objeto com um pouco de água morna e uma gota de detergente, dando uma boa chacoalhada e pronto, as cascas vão limpar os cantos que você não consegue.

Cascas de ovos

8) Luva de borracha para remover pêlos dos pets

As luvas de borracha geralmente são utilizadas para lavar a louça, pias ou banheiros, mas ela pode ser muito útil também na hora de remover pêlos dos seus bichinhos de estimação. A única coisa a ser feita é umedecer a luva e passá-la na área onde estão os pêlos.

Luvas de borracha
E aí quem gostou das nossas dicas sustentáveis e práticas para usar nas tarefas domésticas?

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] apoio do Blog Lopes, apresentamos algumas dicas para substituir os produtos de limpeza por itens naturais que reproduzem o mesmo […]

Comments are closed.