Sistema Cantareira
Sustentabilidade

10 dicas de como economizar água

Em tempos de crise no abastecimento de água em São Paulo, não há outra coisa a se fazer senão pensar em como economizar este líquido tão precioso. Talvez o uso em excesso dá-se por esta geração, que nunca precisou buscar água em poços e carregar baldes por longas e árduas distâncias.

Mas, com o acesso à informação, é possível equilibrar a balança entre o descaso e a necessidade de economia. Separamos 10 dicas para você se atualizar e ajudar a minimizar o problema da falta de chuva.

10 dicas para economizar água

1. Banho: o vilão da economia

Uma das principais crises das pessoas para economizarem água é quando se fala em reduzir o tempo no banho, principalmente no inverno. Isso porque com uma rotina estressante, muitos utilizam o banho como forma de relaxamento, ficando o tempo que lhes é conveniente.

Estima-se que em um banho de 15 minutos são gastos 45 litros. Por isso, o máximo de tempo que pudermos diminuir será bastante considerável. Ao ensaboar o corpo ou lavar o cabelo, feche o registro.

Se você está habituado a tomar longos banhos e tem dificuldade em reduzir o tempo, faça isso aos poucos. Existem outras formas de relaxar e se aquecer que podem ser tão prazerosas quanto o banho, principalmente em dias de frio: preparar um chá ou chocolate quente, tomar uma sopa, ficar debaixo das cobertas e assistir a um filme, entre outras. Use sua criatividade.

2. “Pinga-pinga” da torneira

Se há algo que pode tirar a paciência de qualquer um é uma torneira não fechada corretamente. Fora o desperdício de água, o barulho das gotas caindo sobre a pia é tortuoso.

Por isso, mantenha em dia a manutenção das torneiras. Você pode optar por torneiras automáticas, melhores e mais econômicas que as tradicionais. Se tiver problemas com o “pinga-pinga”, chame um especialista ou clique aqui para aprender como consertar sua torneira.

Você também pode utilizar a “peneirinha”, acessório colocado na ponta da torneira e que economiza no mínimo 50% de água. Em teste realizado pela Sabesp, uma torneira convencional consumiu 12 litros, enquanto com a “peneirinha” apenas 4 litros foram utilizados.

3. Máquina de lavar

Outro modo inteligente de economizar água é através da máquina de lavar. O ideal é acumular o maior número de roupas para diminuir o uso mensal. Utilize a capacidade total da máquina e efetue menos lavagens durante o mês. Se as roupas em sua casa são lavadas diariamente, você pode reduzir o uso para três vezes na semana, o que já é uma boa evolução.

4. Lavando a louça

Você não precisa abrir a torneira no início. Utilize apenas a esponja úmida com detergente para limpar toda a louça e depois enxaguá-la de uma vez. Muitos lavam a louça com a torneira aberta, limpando os talheres, um por um, esfregando e enxaguando ao mesmo tempo, o que é errado. No intervalo de enxágue entre uma peça e outra, feche a torneira para evitar ainda mais o desperdício.

Louça

5. Lavando a calçada e o quintal

Primeiramente, use uma vassoura para retirar a sujeira mais grossa. Utilize a água apenas em casos de manchas de óleo, graxa, fezes de animal etc. Neste caso, você pode reutilizar a água da máquina de lavar. Quanto as máquinas do tipo “wap” é recomendável olhar a especificação e verificar se são econômicos. Muitos podem reduzir consideravelmente o desperdício.

6. Lavar o carro

Ao lavar um carro com uma mangueira são consumidos cerca de 500 litros de água. O ideal é utilizar um balde, primeiro para molhar o carro e em seguida, após ensaboar, para tirar o excesso de sabão.

7. Escovar os dentes

Nunca deixe a torneira ligada ao escovar os dentes. Utilize um copo para enxaguar a boca e lavar a escova.

8. Descarga

Um dos péssimos erros que muitos cometem é jogar papel higiênico na descarga, ou até mesmo lixo. A cada descarga ativada gasta-se entre 6 e 10 litros. Ao jogar algum detrimento, a probabilidade de ter que dar outra descarga é grande, além de não destiná-lo ao local correto, que seria o lixo.

9. Regando jardins

É recomendável regar as plantas com regador e não com mangueiras. O regador, além de alcançar as plantas mais distantes do jardim, permite utilizar apenas a quantidade necessária de água, evitando o desperdício. No verão, regue no início das manhãs ou pela noite, pois diminui a perda por evaporação. Já no inverno não é necessário realizá-la diariamente, podendo intercalar a rega, sempre pelas manhãs.

10. Consertar vazamentos

Por fim, mantenha sempre canos e equipamentos em bom estado. A manutenção contínua diminui o desperdício de água e evita dores de cabeça para consertar furos que, em muitas vezes, são mais difíceis de serem encontrados.

Reservas de água

Na última averiguação, no dia 12 de maio, os níveis do Sistema Cantareira, responsável por abastecer parte da cidade de São Paulo e dos municípios da Grande São Paulo, registraram capacidade de 8,8%, a pior marca da história, desde 1930, quando iniciou-se a medição. Para se ter ideia de como o nível da represa vem diminuindo rapidamente, em janeiro deste ano a capacidade do reservatório era de 27,2%. Segundo a média de chuvas no mês fevereiro, por exemplo, chove-se normalmente 206,5mm contra apenas 63,2mm deste ano.

A situação ainda é pior ao analisarmos a perspectiva de chuvas até o final deste ano. De acordo com o Climatempo, não são esperadas chuvas consideráveis nos próximos 5 meses e, mesmo se chover acima da média, não será suficiente para melhorar o Sistema Cantareira.

Incentivo do governo

Para tentar minimizar os impactos da estiagem, além de ter revertido a distribuição de água do Cantareira para outros sistemas, o Guarapiranga e o Alto Tietê, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) criou no início do ano um mecanismo de desconto nas contas de água, à medida que seu consumo é diminuído. Aqueles que economizarem 20%, comparado à média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014, terão 30% de desconto. Ou seja, uma conta de R$100,00 pode ser reduzida para R$70,00.

Mas, não bastarão esforços governamentais para que o problema da falta de chuva seja resolvido. Por isso, o Blog da Lopes separou algumas dicas que podem nos ajudar nesse momento de crise no abastecimento. Vale lembrar que são atitudes que devem ser mudadas ao longo do tempo, a fim de criar um novo hábito, não só por causa da necessidade atual, mas pela importância de preservarmos as fontes naturais, pois não são ilimitadas.

Você pode gostar de ler também...

4 Comments

  1. […] O volume médio esperado de 271,1 mm para as chuvas de janeiro soma até o momento 134,2 mm, metade do aguardado. A tendência é que o outono e o inverno também não sejam generosos com as chuvas. Por isso, é muito importante que toda a população se conscientize sobre a importância de economizar água. […]

  2. […] do que reaproveitar a água que é um recurso tão importante para as nossas vida, precisamos saber utilizá-la de forma […]

  3. Avatar
    spy sunglasses review says:

    Confira 10 dicas de como economizar água e diminuir o valor da conta

  4. […] casa exigirá algum gasto e é importante estar preparado. Sempre é possível economizar, comece gastando menos água ou economizando na alimentação, você não precisa passar fome, mas evitar comprar alimentos […]

Comments are closed.