Sustentabilidade

Sabesp pode realizar rodízio de água em São Paulo

A Sabesp anunciou nesta terça-feira que, caso o volume de chuva não aumente nos próximos meses, é possível que haja rodízio de água. De acordo com a empresa, os bairros de São Paulo e as cidades da região metropolitana passariam por um esquema de 5 dias com corte de água e 2 dias sem.

Mesmo com as constantes chuvas dos últimos dias, o nível de capacidade do Sistema Cantareira, que abastece mais de 6 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, continua o mesmo (5,1%).

Economizar água e energia elétrica
Luminária acesa em plena luz do dia em São Paulo.

O volume médio esperado de 271,1 mm para as chuvas de janeiro soma até o momento 134,2 mm, metade do aguardado. A tendência é que o outono e o inverno também não sejam generosos com as chuvas. Por isso, é muito importante que toda a população se conscientize sobre a importância de economizar água.

Além disso, as autoridades já consideram que os reservatórios podem se esvaziar dentro de quatro ou cinco meses, caso as obras de transposição não sejam concluídas a tempo de salvar o que nos parecia abundante.

Veja também! 5 dicas para reaproveitar a água dentro de casa.

Hoje, a Sabesp já trabalha com a redução da pressão para diminuir as perdas causadas por fissuras nas tubulações. Como consequência, a medida faz com que a água não tenha força para chegar em locais mais altos, deixando algumas torneiras secas durante a despressurização, que segundo a companhia, acontece durante as madrugadas. Para saber o horário exato em que ela é realizada em sua região, basta ligar para o 195 e informar o Registro Geral do Imóvel (RGI), disponível na própria conta de água.

Entenda as diferenças entre despressurização e rodízio de água:

Redução de pressão

Economia de água em São Paulo
Infográfico: Sabesp

Rodízio de abastecimento

Crise hídrica em São Paulo
Infográfico: Sabesp

Você pode gostar de ler também...