Sustentabilidade

Decoração Sustentável – Ecodesign

Visando minimizar os impactos ambientais das construções, a equipe INSIDE ARQUITETURA E DESIGN  busca desenvolver projetos com materiais e técnicas específicas, priorizando sempre o cuidado com a natureza. Através de pequenas soluções e a um custo viável, é possível aderir a produtos ecoeficientes, feitos com madeira de reflorestamento, por exemplo.

Ecodesign

Um exemplo do uso da madeira de reflorestamento é a linha Bioplant da Mosarte, que levou a sustentabilidade para dentro dessa suíte. O modelo usado foi o Tabula Imbuia – REF. 701719.

Além disso, outros diversos elementos sustentáveis são adotados nos projetos INSIDE, como por exemplo pisos de bambu; pastilhas de coco, que contribuem para a fixação de CO2; espelhos guardian, que apresentam menos teor de chumbo em sua composição; marcenaria em MDF certificado pelo FSC, revestimentos fornecidos por empresas que tem preocupações ambientais; lâmpadas LED e fluorescentes, que consomem cerca de 85% a menos do que as lâmpadas comuns; automação, visando a funcionalidade, o conforto e a manutenção do ambiente, minimizando o uso de cabeamentos e gerando economias; tapetes de fibras naturais; sistemas sanitários que proporcionam a redução do consumo de água; ecomosaicos, que são feitos utilizando resíduos gerados por máquinas de corte em marmorarias; madeira de demolição, que dão um novo uso a peças que seriam descartadas e chapas de gesso Cleaneo, que melhoram a qualidade do ar nos ambientes em que estão instaladas.

Ecodesign

Na foto, o lavabo é só uma parte do projeto realizado todo com iluminação em LED. Além disso, os espelhos adotados pela INSIDE apresentam sua composição com menos chumbo, como falado acima.

Ecodesign

Acima, o hall de entrada contou com um tapete de fibras naturais, que por se tratar de uma planta parasita, ao serem extraídas permitem o desenvolvimento das árvores ao redor.

Ecodesign

A execução da marcenaria da INSIDE conta com o uso de MDF certificado pela FSC, – Forest Stewardship Council, em português Conselho do Manejo Florestal – organização que visa garantir a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das florestas em todo o mundo.

Ecodesign

A INSIDE também busca inserir nos sanitários projetados vasos com sistemas de descarga Dual Flush, que possibilitam a economia de água.

Texto feito por: INSIDE Arquitetura & Design 

Você pode gostar de ler também...