Sustentabilidade

Férias sem dor de cabeça – Dicas para manutenção do sistema hidráulico 

Fim do ano chegando e muitas famílias já estão com as malas prontas para aproveitar os momentos de lazer e descanso. Normalmente, o destino escolhido é o Litoral. Seja para passar um longo período ou para um final de semana, a casa ou apartamento de praia são ótimos aliados para fugir da correria e renovar as energias.

Para evitar dor de cabeça durante a alta temporada, é sempre bom pensar em todos os detalhes antes de pegar a estrada. O sistema hidráulico, por exemplo, quando não verificado, pode trazer algumas complicações.

O gerente industrial Arilson Decarlos, da Censi, tem algumas dicas para você curtir mais o Verão sem contratempos. Anote aí:

1. Manutenção preventiva

A casa de praia é frequentada normalmente apenas com as temperaturas mais altas, por isso, muitas vezes é esquecido de realizar as manutenções necessárias. Manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, é uma maneira de prevenção. Serve para encontrar possíveis falhas e consertar antes de se tornar algo maior, aproveite esse período na casa para verificar as condições do sistema hidráulico.

2. Vazamentos

Não são em todos os casos que conseguimos visualizar um vazamento. Ele também pode ocorrer por dentro da parede e só tomamos conhecimento quando a conta de água vem nas alturas. Existem alguns passos que podem ajudar a identificar um vazamento interno do imóvel. Feche todas as saídas de água do local e observe o medidor, se o ponteiro parar, o provável é que não tenha nenhum vazamento. Caso continue girando, contate um profissional.

3. Qualidade e saída de água

A água também pode indicar problemas na instalação. Aumento de turbidez ou mudanças na cor podem ser sinais que há acúmulo de matéria orgânica ou inorgânica nos reservatórios. Verificar o fluxo da água também é importante, caso esteja falhando pode ser motivo de torneira entupida. Para descobrir, desentarraxe o objeto e faça uma limpeza na peça cilíndrica.

4. Infiltração

A umidade pode atingir qualquer área da casa, se você reparar um aspecto diferente nas paredes, como cheiro de mofo ou bolor, é provável que esteja com indícios de alguma infiltração. Nesse caso, chame um profissional para verificar e resolver o problema.

5. Mau cheiro

sifão é responsável por proteger o retorno de gases e, consequentemente, o mau cheiro das tubulações do sistema de esgoto sanitário. Se você chegou na residência e está com cheiro forte de esgoto, pode ser que esse dispositivo esteja danificado. Essa peça geralmente fica em segundo plano, mas é muito importante e essencial, por isso, invista em um produto de qualidade.

 

Autor: Victória Girotto 

 

Você pode gostar de ler também...