introdução a arquitetura sustentavel
Sustentabilidade

Introdução à arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável é o assunto mais falado atualmente em todas áreas de atuação. Na arquitetura, este é um tema especialmente importante.


Isso porque a construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.

Muro verde em cobertura residencial. Créditos da foto: Léo Barrilari

O trabalho do profissional arquiteto reflete diretamente nesses resultados, porque somos nós os responsáveis por projetar e especificar os materiais e suas formas construtivas. Além disso, as consequências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.

Podemos definir sustentabilidade como dispor o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido. Enfim, nada mais é que o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser:
•    Ecologicamente correto;
•    Economicamente viável;
•    Culturalmente aceito;
•    Sociealmente justo.

Acreditamos que adotar os conceitos sustentáveis não seja mais uma opção e sim o único caminho, pois o mundo segue nessa direção e, felizmente, os clientes estão cada vez mais conscientes.
Mas ainda falta muita informação, tanto por parte dos clientes como dos profissionais, pois ser sustentável é muito mais do que apenas escolher materiais ambientalmente corretos, é preciso entender e incorporar os conceitos em todas as atividades desenvolvidas e serviços prestados.

Até o próximo post!
Karla Cunha.

Você pode gostar de ler também...