Economia no mercado
Sustentabilidade

Orçamento apertado? 11 dicas para economizar no supermercado

Você sabia que 34% dos brasileiros gastam mais do que o necessário nas compras de supermercado? É o que diz uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizada em julho de 2013. O levantamento também aponta que as compras por impulso no supermercado superam as do shopping, um dos templos de consumo prediletos de milhares de brasileiros.

Frutas - Mercado

 

11 dicas para economizar no supermercado

1. Faça uma lista

Um dos principais erros dos consumidores é a falta de planejamento para realizar as compras. A realidade é que são poucos que se controlam financeiramente. Quem se organiza com o dinheiro tende a economizar nas coisas supérfluas, seja no mercado ou no shopping.

Fazer uma lista simples antes de realizar as compras é uma das melhores formas de se controlar. Antes, procure observar quais os alimentos você já possui em casa e como pode preparar receitas com eles, antes que estraguem.

2. Não vá com fome

Quando a fome bate, dizem que o olho fica maior que a barriga. E é verdade! É só observar quantas vezes você foi a um restaurante e pegou mais comida do que devia, ou no próprio mercado ao surpreender-se com o valor final da conta.

Procure se alimentar antes de sair de casa. Nossa sensação de fome, apesar de permanecer a mesma, parece aumentar quando visualizamos um rótulo apetitoso ou quando encontramos alimentos gostosos. Convenhamos: quando estamos famintos não há nada que pode nos deter. Se não temos dinheiro, passamos no crédito. Se é caro, pagamos mesmo assim.

No final, resta a conta a ser paga e o peso na consciência. Então, para economizar e ficar com a consciência limpa, nada melhor que ir bem satisfeito ao mercado, para comprar apenas o que foi listado.

3. Não leve crianças

Sei que pode ser difícil, mas se possível, deixe as crianças em casa. Segundo a pesquisa do SPC, 26% dos pais confirmaram que cedem às pressões dos filhos no mercado, quando pedem alguma coisa. Entre os pais que possuem filhos com até 6 anos de idade, o percentual sobe para 37%. Para os que têm filhos entre 7 e 15 anos, o índice é de 35%.

Se não houver como deixar a criança com alguém, cumpra a dica número 2 e deixe seu filho bastante satisfeito. Mesmo assim, não se surpreenda se ao passar por algum corredor você ouvir algo como “pai e mãe, comprem isso para mim? Eu quero!”.

Crianças no mercado

Muitos pais se derretem e acabam cedendo. Normalmente, os alimentos escolhidos são industrializados, com alto teor de corante, conservante, gordura vegetal e ricos em açúcar. Por isso, a melhor forma de lidar com a situação é através do diálogo e dos hábitos. Crianças são como ‘esponjas’ e absorvem o que ensinarmos. Até certa idade, elas não têm consciência do que é certo ou errado e é neste momento que os pais entram.

 4. Evite congelados

Lasanhas, pizzas, salgadinhos e empanados podem aumentar bastante o valor final da compra. Práticos e rápidos, também são caros e calóricos. Normalmente, são pouco saborosos e quase nada nutritivos. Prefira alimentos frescos e feitos em casa.

É claro que a tentação de comprar alimentos instantâneos é grande e não podemos esquecer isso. Mas se em sua lista não houver congelados e você estiver bastante satisfeito, com certeza nem precisará passar pelo corredor. Se passar, escolherá apenas o selecionado na lista e não ligará para os congelados.

5. Prefira frutas a doces

Para alguns, só de falar no assunto já é motivo para um frio na espinha. Se você é viciado em chocolates, bolachas, cookies, entre outros produtos gostosos, mas pouco saudáveis, saiba que existem outras alternativas. Você não precisa mudar radicalmente sua dieta, até porque o objetivo deste post é economizar no mercado.

Frutas

Mas, se você quer unir o útil ao agradável, substitua, aos poucos, as guloseimas por frutas. Além de serem mais saudáveis, podem fazer boa diferença na conta do mercado. Levando em conta que uma barra de chocolate de 140g custa entre R$4 e R$5, é possível comprar com o mesmo valor, por exemplo, ½ kg de maçã e ½ kg de banana. A diferença é que as frutas durarão um bom tempo, dependendo do tamanho da família. Já o chocolate termina rápido e logo surge a necessidade de comprar outro.

Saladas de frutas e doces caseiros com as frutas podem ser boas alternativas para suprir a falta do açúcar. Lembre-se que tudo é questão de hábito. Você não nasceu comendo chocolate!

6. Compare preços

Se você faz compras em apenas um supermercado, sem conhecer os outros, procure frequentar estabelecimentos concorrentes parar comparar os preços. Muitas vezes são encontradas boas oportunidades de reduzir o valor da conta e conhecer outros produtos.

7. Faça compras semanais

Para facilitar o item anterior, o ideal é realizar compras menores, até para acompanhar a variação do preço dos alimentos. Compras grandes e mensais podem acarretar em desperdício e em falta de senso sobre a quantidade ideal de comida para o mês. Até por ter muitos alimentos estocados, a tendência é que comamos mais que o necessário e, às vezes, só para não estragar.

Valerá a pena realizar compras maiores para alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo, entre outros, pois são básicos para a alimentação dos brasileiros, além do leite, que apresenta boas ofertas quando comprados em quantidades maiores.

8. Conheça outras marcas

Somos condicionados a escolher marcas mais conhecidas e que estão em destaque nas gôndolas dos mercados. Mas, há certos tipos de produtos que não necessitam de marcas específicas e, mesmo uma marca mais barata, considerada de segunda linha, pode suprir a necessidade sem alterar sabor e qualidade.

Produtos fabricados pelo próprio supermercado são boas opções, já que são fabricados pelo próprio estabelecimento.

Gôndolas

9. Observe as partes inferiores e superiores da gôndola

Este item está totalmente ligado ao tópico anterior. Normalmente, as marcas mais famosas e tradicionais estão posicionadas no centro das gôndolas, facilitando a visão do consumidor.

Por isso, não deixe de observar os níveis superior e inferior da seção. Você pode achar opções tão boas quanto as localizadas no centro das prateleiras.

10. Se necessário, faça compras em mais de um local

Após comparar os preços, haverá situações em que produtos são mais baratos em um supermercado do que em outros. Caberá a você avaliar se é necessário fazer compras em mais de um lugar.

11. Aproveite o alimento como um todo

Busque receitas onde você possa aproveitar todo o alimento, principalmente com cascas de frutas e legumes, pães (torrada), sobras de molhos etc. Além de serem nutritivas, são boas opções para inovar na cozinha, evitar o desperdício e descobrir novos sabores. Veja abaixo uma receita de suco de abacaxi, utilizando a casca da fruta.

Se você quer se aprofundar ainda mais e ser especialista em economia no mercado, anote o preço dos produtos em uma planilha, quando e aonde foram comprados, para em seguida fazer a comparação e verificar qual supermercado está mais barato.

Tenho certeza que com nossas dicas você fará uma boa economia no mercado e, além de aliviar seu orçamento, ainda o ajudará  a poupar dinheiro para realizar seus sonhos, inclusive o de comprar um imóvel.

Você pode até achar que não economizará um valor representativo, mas se avaliarmos todas as áreas de nossa vida, perceberemos que há muitas oportunidades de diminuir os gastos. Comece já a poupar e conte com a Lopes para realizar o sonho da casa própria.

Você pode gostar de ler também...