Contribua com o meio ambiente reaproveitando água da chuva
Sustentabilidade

Reaproveitamento de água: como fazer

Cada vez mais estamos vivendo em uma sociedade sustentável,  a qual nos tem feito parar e refletir a respeito de algumas questões que podem ser mudadas. Como por exemplo, a de desperdiçar menos e reaproveitar mais aquilo que muitas vezes classificamos como inútil e na verdade possui diversas utilidades.

Além de aliar ideias sustentáveis com economia, para beneficiar a nós mesmos e também ao meio ambiente, é preciso lembrar que alguns assuntos necessitam uma atenção e dedicação maior, para que sejam conservados por um tempo maior.

Reaproveite a água e ajude o meio ambiente
Como todos sabem a água será algo muito escasso daqui a alguns anos, portanto, é preciso que sejamos conscientes ao utilizarmos esse bem natural tão importante em nossas vidas. A partir de pequenas atitudes podemos reaproveitar a água e com isso também economizar com os gastos relacionados à ela.

Como reaproveitar a água:

A maneira mais comum de fazer isso é a partir do reaproveitamento da água da chuva, um procedimento que pode ser simples ou um pouco mais complexo sendo feito a partir da instalação de calhas. Esse tipo de armazenamento de água pode ser feito de duas maneiras:

Por meio de cisternas

Esse procedimento funciona da seguinte forma: as calhas levam a água até os tubos de quebra que são ligados à cisterna, a qual possui um motor para impulsionar a água até um reservatório superior, mas antes desses tubos de quebra é necessário instalar um filtro para evitar materiais como folhas de árvores, sujeiras e sementes.

* Cisterna: é um reservatório de águas pluviais, podendo ser abastecida com o degelo de neve também.

Por meio de tanques

Já nesse procedimento é o próprio reservatório que é utilizado, sendo que esses tanques podem ser tanto semienterrados ou ainda subterrâneos, quando se trata, por exemplo, da área de captação ser no solo. Esses tanques podem ser feitos de diversos materiais como alvenaria, manilhas de concreto, entre outros.

Por conta de ambos os processos possuírem certa complexidade, levarem certo tempo para serem instalados e/ou construídos e por não possuírem um custo muitas vezes acessível para todos, há também uma forma mais simples e bem tradicional. Como por exemplo, a de colocar baldes no quintal enquanto chove para captar a água da chuva ou utilizar uma superfície que escoe essa água também vale.

Balde armazenando água da chuva

Outra dica relevante é a de colocar as suas plantinhas na chuva, assim elas serão regadas e você já estará economizando certa quantidade de água. A partir dessas pequenas atitudes você estará contribuindo com o meio ambiente, além de economizar na conta de água e ainda se beneficiar utilizando-a  para, por exemplo:

Substituir uma descarga

No dia a dia é possível você substituir algumas descargas por um balde com água da chuva. Para manter o vaso sanitário com um odor agradável, misture uma pequena quantidade de desinfetante ou algum tipo de produto para limpar vasos sanitários à água do balde.

Regar as plantas

Caso você não tenha colocado as suas plantas na chuva ou as colocou mas esqueceu de alguma, essa é a hora para também utilizar um pouco daquela água da chuva que você armazenou.

Lavar carros, vidros e roupas

Essa água da chuva também pode ser utilizada para lavar coisas como o seu carro, os vidros da sua casa e até mesmo para lavar as roupas, assim como quintais, pisos, banheiros, casinha do cachorro, entre outros.

A água da chuva não é recomendada para utilizar na lavagem de alimentos e utensílios da cozinha (como pratos, talheres e copos), para preparar alimentos ou ingeri-la, uma vez que ela não sofreu os procedimentos necessários para torná-la ideal para isso.

Mais do que reaproveitar a água que é um recurso tão importante para as nossas vidas, precisamos saber utilizá-la de forma consciente.

E aí, qual é a maneira que vocês utilizam para reaproveitar a água?

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] Veja também! 5 dicas para reaproveitar a água dentro de casa. […]

Comments are closed.