Alemanha
Viagens

Alemanha: Tour em poucos dias!

Se você tem poucos dias disponíveis mas quer conhecer muito da Alemanha, seguem algumas dicas importantes para aproveitar esse país maravilhoso e muito bem organizado.

Principais cidades na Alemanha (todas as imagens foram captadas pelo autor)

Berlim

Chegando em Berlim, vale a pena comprar um tíquete para turistas que vale por 3 dias (se você descer em Tegel – TXL, você encontra já no aeroporto um guichê).

Esse tíquete permite que você possa andar nos ônibus, bondes (Tram), trens e metrôs no centro expandido de Berlim (aliás esse não é um problema para quem visita Berlim, as opções são variadas!).

Junto com o tíquete você recebe um mapa e um livreto com dicas de lugares (com descontos!) para conhecer na sua visita

Eu sugiro ficar hospedado em Alexanderplatz, a praça é tranquila e cheia de serviços como lojas, bares, rodeada de hotéis e o mais importante, próxima a todos os tipos de transporte público que você vai precisar para conhecer Berlim.

Ainda na praça, visite a TV Tower ( é possível subir e a vista é linda) e passe pelo famoso relógio mundial para tirar uma foto.

Alemanha
Alexanderplatz

Da praça você pode ir pela avenida Karl-Liebknecht-Str. e caminhar até o portão de Brandenburgo. Nesse trajeto  há inúmeros museus e a vista é linda!

Passe pela Catedral de Berlim (Berliner Dom) uma construção de 1905 belíssima; Entre e fique por uma hora ou duas no DDR Museum, nele você consegue viver a época da Berlim Oriental, conhecendo um pouco do dia a dia da Alemanha soviética (você consegue reviver até uma casa da época que foi reconstruída no museu) e sente no Lustgarten, um belo parque aberto.

 

Alemanha
Berliner Dom

Alemanha

Chegando ao portão, veja os detalhes ao redor da praça que indicam a divisão da antiga Alemanha. Atravesse-o e gaste um tempo no Memorial da Guerra Soviético (Sowjetisches Ehrendenkma). O espaço apresenta fotos e registros belíssimos da época.

 

Alemanha
Brandenburger tor

 

Alemanha
Sowjetisches Ehrendenkma

Muro

Para conhecer a história do muro, recomendo que comece visitando a porção que fica próxima a estação Nodbanhof.

Alemanha

Lá é possível visitar o Berlin Wall Memorial, com a história do muro e um mirante bacana com uma vista de como era a constituição das barreiras, além de conhecer as facetas do dia a dia da época.

Alemanha
Berlin Wall Memorial

Nesse momento, o viajante tem a oportunidade de vivenciar um pouco das diferenças claras entre o que ficou da Berlim Oriental. Ande pelas ruas e sinta como se estivesse vivendo “naqueles tempos”, para mim uma das partes mais importantes da visita.

Alemanha

De lá pegue o S-Bahn até o East Side Gallery que reserva a maior parte do muro ainda intacta. Será possível caminhar ao longo do muro e apreciar as pinturas que foram feitas além de uma visão belíssima.

Ande até Kreuzberg e chegue ao Checkpoint Charlie, a região americana da divisão Alemã. Visite o “The Wall – Panorama” uma visão 360 graus do muro, uma experiência interessante. Em seguida pegue a Stresemannstraße até Potsdamer Platz  depois se conseguir visite o Panoramapunkt, com visões belíssimas e o elevador “mais rápido da Europa”.

20160607_122305
East Side Gallery

No Reichstag, o parlamento alemão, é possível subir na cúpula, e de lá tem-se uma vista linda da cidade (porem não esqueça de marcar hora com antecedência pelo site, pois é concorrido e no local não haverá como fazê-lo)

Alemanha
Reichstag

Munique

Munique é uma cidade muito bonita e merece uma visita rápida. Se você estiver em Berlim, a opção de trem não é tão cara e leva pelo menos umas 6 horas, portanto prefira ir pela noite e aproveite para descansar (além de conhecer a estação central de Berlim que é fantástica)

Comece seu tour pela praça central (Marienplatz) onde há diversos locais para comer e visitar. Consiga um mapa por 1 Euro na praça mesmo e saia andando. É fácil (e divertido) se perder pelas ruas de Munique.

 

Alemanha
Marienplatz

Vale almoçar na Hofbräuhaus ou em alguma das cervejarias do entorno. Ir até o Englisher Garten e passar no Virtualienmarkt.

Alemanha
Hofbräuhaus

Alemanha

Alemanha

Dachau

Um local importante para conhecer próximo a Munique é o campo de concentração de Dachau, Onde é possível refletir muito sobre o que houve naqueles tempos.

Vá de trem e desça em Dachau, na saída há um ônibus que leva até o local (é fácil de achar e custa barato)

Chegando, alugue um audioguide ( disponível em português!) pois a visita fica muito mais completa e emocionante.

O local onde ficavam instalados os presídios, é de partir o coração, vale reviver e sentir.

Alemanha

Alemanha

Alemanha

 

Alemanha

Fussen

De Munique alugue um carro e visite Fussen. A viagem é fantástica, as estradas são ótimas! Fussen é uma das mais belas cidades da região da Bavária na Alemanha e abriga alguns castelos que inspiraram a Disney na concepção dos parques. Guie-se pelas placas mesmo que tenha alugado um carro com GPS.

Você tem 3 opções para subir e ver os castelos: a pé, de ônibus ou de charrete ( o ônibus não é caro e é uma boa opção)

Chegando ao Schloss Neuschwanstein, as visitas são realizadas em turmas ( o guia fala inglês ou alemão) e o visitante poderá conhecer vários ambientes do castelo.

Alemanha

Alemanha

Alemanha

Veja mais dicas de viagens no Blog da Lopes

Você pode gostar de ler também...