Viagens

Férias: dicas para organizar seu imóvel antes de viajar

Um dos pontos altos quando tiramos férias é viajar e aproveitar os dias de folga em um outro lugar. Além de arrumar as malas e todos os preparativos para a viagem, organizar o imóvel também é importante para não ter surpresas na volta ou precisar realizar grande esforço ao chegar cansado da viagem.

Existem diversas dicas para manter sua casa vazia segura, desde a preocupação com a segurança em si, mas também para evitar desastres como inundações e incêndios.

Cada lar e cada tipo de viagem, inclusive em relação à duração das férias, pede cuidados específicos, mas algumas dicas servem para todas situações.

 

Faça uma boa limpeza antes da viagem

Talvez uma das dicas mais lembradas é realizar uma boa limpeza em toda a casa antes da viagem. Além de deixar o local limpo, com menor possibilidade de pestes urbanas como ratos e baratas, é reconfortante chegar em casa e encontrar tudo arrumado, podendo descansar ou cuidar de detalhes pós-viagem, sem precisar, imediatamente, fazer uma faxina pesada.

Evite desperdícios

Dependendo da duração da viagem, alimentos perecíveis ou em embalagens já abertas podem estragar, mesmo dentro do armário ou geladeira.

Para não chegar em casa e encontrar odores desagradáveis, consuma ou doe todos alimentos que possam se deteriorar.

Antes da viagem, evite comprar muitos alimentos que não serão consumidos.

Para isso, analise os possíveis cardápios e adquira o essencial. Você pode levar frutas e outros alimentos na viagem ou doar para amigos e familiares.

Desligue aparelhos eletrônicos da tomada

Desligar diretamente da tomada os aparelhos eletroeletrônicos tem dois motivos principais: primeiro: evitar um curto circuito que pode causar um incêndio.

Além disso, os equipamentos em modo stand-by gastam energia elétrica.

Ao desligar, há também economia na conta a ser paga no mês. Para evitar problemas elétricos diretamente na fiação do imóvel e afastar a possibilidade de um incêndio, se possível, desligue a chave de energia da casa ou alguns disjuntores.

Cuidados com a água no imóvel

Durante uma viagem curta, pode até parecer interessante deixar as janelas (ou parte delas) abertas para arejar o ambiente. No entanto, a chuva pode causar estragos, molhando móveis, equipamentos e trazendo transtornos.

Além da chuva, outra preocupação existente é a rede hidráulica do imóvel. Vazamentos ou canos estourados podem causar grandes problemas, especialmente se você não estiver em casa e só ver o estrago após um tempo, ou seja, ao retornar da viagem.

Para evitar caos desse tipo, desligue o registro hidráulico geral da casa.

Segurança

Imóveis vazios podem se tornar mais atrativos para criminosos. Por isso, peça aos seus vizinhos para ficarem de olho, deixe um telefone de contato e certifique-se de trancar portas, portões e janelas.

Para evitar o acúmulo de jornais e revistas na entrada, é possível suspender temporariamente esse tipo de serviço. Caso você seja cliente de empresas de segurança privada, vale também informá-los da ausência temporária.

Cuide das plantas

Quem tem um jardim, horta ou até mesmo vasos de planta não vai gostar de chegar em casa e encontrar os vegetais ressecados e até mesmo sem vida.

Para conservar as plantas você pode pedir para um conhecido regá-las ou buscar soluções caseiras para o problema, não deixando faltar água às plantas.

Viajar durante as férias traz descanso e renova as energias. No entanto, todo o encanto do período pode desaparecer se você não preparar seu imóvel antes da viagem.

Com as dicas acima, no entanto, as chances de surpresas desagradáveis ao chegar em casa diminuem. E você?  Conte para a gente nos comentários.

O que mais faz na casa antes de viajar para curtir as férias?

Veja mais:

Coisas para fazer em SP durante dezembro

No dia do Theatro Municipal, relembre as maravilhas do memorável ponto histórico de São Paulo

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...