Mercado Imobiliário

Localização x preço: 5 bons motivos para apostar nos apartamentos compactos

O crescimento urbano e a densidade populacional é hoje um dos principais desafios nas grandes cidades. Mais pessoas e veículos concentrados em pequenas áreas tornaram um desafio a mobilidade, o conforto e acesso a serviços dentro das grandes metrópoles.

 

Apartamentos compactos

 

Mesmo cidades como Belo Horizonte, que teve a sua fundação planejada, há anos extrapolou os limites do seu projeto inicial, a Avenida do Contorno. Segundo estimativas do IBGE, a capital mineira tem hoje cerca de 2,5 milhões de habitantes.

 

Além disso, o perfil das famílias está mudando. Entre os compradores de imóveis, estão pessoas que querem sair da casa dos pais e comprar o primeiro apartamento, ou casais sem filhos, que optam por priorizar as suas carreiras profissionais.

 

Todas essas mudanças impactaram o conceito de moradia. Como conciliar conforto e localização, mas sem esbarrar nos altos preços? Foi pensando nessa necessidade que cresceu a oferta dos apartamentos compactos, que são aqueles que aproveitam a área disponível de maneira inteligente.

 

Conheça as vantagens que um apartamento compacto oferece:

 

1 – Serviços mais perto de você

De modo geral, esses empreendimentos estão localizados em ruas ou avenidas próximas a estações de metrô e linhas de ônibus que dão acesso a outros bairros e regiões, além de vias rápidas com saídas para outras cidades. Além de facilitar a mobilidade, os apartamentos compactos ficam perto de escolas, drogarias, supermercados, hospitais e outros serviços, o que é uma vantagem e tanta, não é?

 

2 – Fácil de decorar e limpar

Assim que se tornaram tendência de mercado, a indústria de mobília, designers e decoradores voltaram a atenção para os compactos. Hoje é possível encontrar móveis que permitem o aproveitamento do espaço de forma inteligente, facilitando a decoração e organização do apartamento, sem deixar de lado a beleza dos móveis.

 

A menor metragem também torna mais prática a rotina de limpeza e a organização. Com menos cômodo para limpar, o morador passa menos tempo cuidando das tarefas domésticas e, assim, pode aproveitar outras atividades, como o lazer com a família e os amigos.

 

3 – Economia nas despesas mensais

 

Já pensou que o apartamento compacto pode reduzir as despesas fixas com moradia? Os valores gastos com IPTU e consumo de energia com iluminação ou ar-condicionado, por exemplo, são consideravelmente menores neste modelo de imóvel.

 

Com essa economia, quem sabe não dá para separar um valor maior da renda para agilizar a quitação das parcelas do financiamento do apê?

 

4 – Esporte e lazer incluso

É cada vez mais comum encontrar nestes modelos a oferta de serviços diferenciados nas dependências do prédio, como piscina, academia e área verde para caminhada. Se você é do tipo esportista, os compactos podem atender muito bem as suas necessidades de lazer.

 

Para quem gosta de receber amigos ou familiares em casa, também dá para aproveitar os espaços de lazer do prédio, como a ilha de churrasqueira e o salão de festas, que contam com toda estrutura para acolher os visitantes.

 

5 – Oportunidade de investimento

 

Quem quer apenas investir também já vê nos apartamentos compactos uma boa oportunidade. Por todas as suas vantagens, eles têm se tornado um bom negócio para locação por curtas temporadas.

 

Texto: Equipe Precon Engenharia

 

 

Veja também:

+ A ascensão dos imóveis compactos em São Paulo

+ Imóveis de Luxo: Conheça esse mercado

+ Como arrumar os móveis em um apartamento studio

 

Você pode gostar de ler também...