Mercado Imobiliário

5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro em 2018

O fim do ano se aproxima e com ele o sentimento de renovação. Muitos planos são feitos nessa época para a nova fase que virá. O que não pode ficar de fora do seu planejamento é manter o controle financeiro. Será que em 2017 você cuidou das suas finanças da melhor maneira possível ou tem algo que poderia melhorar?

Cuidar melhor do seu dinheiro

A virada de ano é um ótimo momento para começar. Estamos quase em 2018, sua chance é agora! Para te ajudar, separamos 5 dicas muito importantes que podem fazer do próximo ano um período de muitas conquistas financeiras.

Estabeleça metas e objetivos

O primeiro passo para conseguir se organizar financeiramente no ano que vem é se planejar desde agora. Você precisa estabelecer planos, metas e objetivos. Quer trocar de carro ou uma casa? Fazer uma viagem? Poupar dinheiro para a aposentadoria? Pense no que você quer, quanto vai custar no total e quanto vai precisar separar por mês.

Por exemplo, você decidiu fazer uma viagem em dezembro de 2018, já fez as contas e vai precisar de cerca de R$2.500. Para viajar sem dívidas, você pode se planejar para separar cerca de R$230 reais por mês, de janeiro a novembro. Dessa forma, você vai poder aproveitar o passeio com muito mais tranquilidade e voltar sem um monte de contas para pagar.

Anote seus gastos

Tomar nota de tudo que gasta é fundamental para cuidar melhor das suas despesas. Se você pretende fazer uma boa gestão do seu dinheiro, saber para onde ele vai é um passo primordial.

Essa tarefa meio chata ou exaustiva no começo, mas logo você se acostuma. Com o tempo, anotar cada centavo gasto vai virar hábito e quando você menos esperar, já vai estar fazendo tudo automaticamente.

Cuidado com as compras de fim de ano

O fim de ano costuma a ser uma época muito lucrativa para o comércio, afinal, as vendas aumentam significativamente. São presentes para toda a família, roupas novas para as festas, árvore de natal, enfeites e quem sabe, novos itens de decoração para receber a família em casa.

Bom para o comércio, ruim para o bolso de quem se empolga demais com as compras. Por isso, é preciso se policiar para não gastar demais. Uma dica é sair de casa com uma meta de gastos e uma lista de compras. Isso pode te ajudar muito a não comprar o que não precisa ou não pode.

Pisar no freio agora é muito importante para que você comece em 2018 com as contas em ordem.

Use a tecnologia a seu favor

A facilidade de ter tudo na palma da mão através dos smartphones também podem te ajudar a cuidar do seu dinheiro. Existem diversos aplicativos de controle financeiro que podem ser muito úteis na organização das suas finanças. Ou, se preferir, você pode fazer sua gestão através de planilhas de controle financeiro.

Baixar o aplicativo do seu banco e acompanhar de perto suas finanças também pode te ajudar. Consulte seu saldo e sua fatura do cartão de crédito com frequência, isso vai evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

Faça bons investimentos

Já não é nenhum segredo que os rendimentos da poupança não são os melhores do mercado. A poupança tem rentabilidade muito baixa comparada a outras modalidades de aplicação. Então, a dica para potencializar seus ganhos em 2018, é escolher investimentos que tragam bons retornos.

Se você é mais conservador e preza por mais segurança, investir em renda fixa pode ser uma boa saída. Você pode comprar títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, entre outros.

Já quem é mais arrojado e tem mais disposição para correr riscos em troca de maiores rentabilidades, uma opção pode ser investir em renda variável, comprando e vendendo ações ou contratos futuros na Bolsa de Valores.

Gostou das dicas? Então comece a se organizar desde agora, pois 2018 já está chegando e ele pode ser um grande ano, só depende de você!

Autor: Toro Radar

Você pode gostar de ler também...