Mercado Imobiliário

5 técnicas para ajudar o comprador no financiamento imobiliário

Na hora de realizar a compra de um imóvel, vários sentimentos vêm à tona. Além da alegria de adquirir um bem, aparece também a insegurança pela falta de conhecimento dos processos cartorários e de financiamento imobiliário.

ajudar o comprador

Portanto, fazer um acompanhamento claro e objetivo pode transmitir não somente o conhecimento necessário para a realização dos processos, mas também a segurança que o comprador precisa para tomar uma decisão definitiva.

Será que uma mudança no posicionamento profissional do corretor pode alterar a perspectiva de um negócio? Quer avaliar sua segurança e objetividade no trato com os clientes? Conheça as 5 técnicas mais eficientes e descubra se está fazendo o uso correto de cada uma delas.

Boa leitura!

1. Mapeie todas as possíveis despesas adicionais do processo

A imobiliária pode atuar exclusivamente em um bairro ou ter opções de imóveis nas imediações e áreas rurais. Seja qual for a modalidade — comercial, residencial ou rural —, identifique previamente todas as possíveis despesas adicionais que podem incorrer no processo de compra.

É possível fazer um modelo básico para cada tipo de imóvel e forma de pagamento. Assim, toda vez que um novo negócio surgir, uma consulta rápida poderá ser feita nesse material com o intuito de orientar o comprador de forma organizada e proativa.

2. Saiba como funciona o fluxo de aprovação de crédito e demais modalidades de pagamento

É muito importante saber como acontece o fluxo de aprovação de crédito e salientar com o cliente sobre a necessidade de já tê-lo antes da escolha de um imóvel. Isso evitará, por exemplo, que ele se frustre em uma primeira compra e fique inseguro para as próximas tentativas.

Esse cuidado também se deve ao fato de que normalmente clientes de bancos possuem um crédito pré-aprovado, mas para aquisições de maior valor, uma comprovação de renda e análise do comprometimento dos ganhos mensais podem ser requeridas.

3. Crie uma lista de documentos necessários para o financiamento imobiliário

Essa é outra organização prévia que pode dar mais segurança ao corretor na hora de orientar o cliente — que, por sua vez, ficará muito mais confiante no consultor que o acompanha.

Saber quais são os documentos necessários e informar de maneira organizada ao cliente pode agilizar o processo, especialmente quando o financiamento for realizado na própria imobiliária.

Essa opção oferecida pela CrediPronto facilita todo o processo burocrático do financiamento imobiliário, fazendo com que ele seja integralmente realizado no próprio estabelecimento.

Porém, os documentos oficiais precisam ser devidamente anexados ao processo e, sabendo quais são eles, o corretor pode abreviar ainda mais o atendimento.

4. Estabeleça junto com o cliente um plano de metas para a realização da compra

Ter o controle e personalizar o processo de acordo com as necessidades do cliente garante que um laço de confiança seja estabelecido, afinal de contas, além de conduzir com segurança um processo que normalmente inspira estresse, o corretor também estará demonstrando atenção às particularidades do comprador.

É possível fazer um controle por e-mails, estipular datas para visitas e um formulário para comparação entre as opções de imóveis visitadas. Assim, além do processo de compra em si, o cliente também perceberá a preocupação do corretor em assegurar que ele fará a escolha certa.

5. Administre as emoções dos clientes

Como dito no início deste post, as emoções vivenciadas no processo de aquisição de um bem são diversas. Aqueles que estão comprando a primeira residência própria, por exemplo, ficam ansiosos e animados, enquanto investidores que querem aplicar seus recursos em bens sólidos são mais racionais e calculistas.

Saber identificar essas emoções e administrá-las para que favoreçam a compra é essencial, pois do contrário, esses podem ser fatores de boicote inconsciente do negócio.

Se para os corretores um financiamento imobiliário é apenas mais um procedimento rotineiro do negócio, para os clientes ele pode gerar insegurança e muitas dúvidas. Solucioná-las, portanto, pode ser o que definirá uma venda.

 

Autor: Fernando Moreira Santos – Blog da CrediPronto

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