Coronavírus: como pagar o aluguel durante a crise
Mercado Imobiliário

Coronavírus: como pagar o aluguel durante a crise

A crise do novo coronavírus, tem provocado problemas no Mundo inteiro. No Brasil, muitos locatários tem se preocupado com o pagamento do aluguel, já que muitos estão sofrendo com a redução ou corte total no salário.

A maior parte dos comércios fecharam as portas e os comerciantes enfrentam a queda no faturamento. Com isso, quem paga aluguel está aflito pensando em como manter o pagamento do imóvel.

Vale a pena ressaltar que nesse momento de crise, os locatários não são os únicos afetados, afinal muitas vezes o locador também precisa da renda do aluguel para sobreviver ou complementar a renda.

Agora é a hora de todos arregaçarem a manga e conseguir negociar o valor do aluguel. Veja algumas dicas que separamos para você:

1- Negocie a revisão do valor do aluguel

O melhor a se fazer nesse tempo de crise, é tentar negociar o valor do aluguel com o locador. Para o dono do imóvel, o melhor é a negociação do que a entrega do imóvel.

Outra opção é acordar um desconto para ser pago em um prazo determinado. Por exemplo, desconto de 30% no valor do aluguel por 3 meses. Os outros 30% serão pagos depois da crise.

2- Interrupção do pagamento

Caso não ocorra um consenso com o proprietário do imóvel, você pode pedir um prazo de carência no pagamento na justiça. No entanto, essa ação só pode ser ajuizada por locatários com contrato com três anos já decorridos ou mais.

3- Juiz pode determinar o valor do aluguel

De acordo, com a Lei do inquilinato, durante em processo o juiz pode decidir o valor provisório do aluguel, que não pode ser menor do que 80% do estipulado pelo locador, até que o processo seja concluído.

Esperamos que essas dicas ajudem nesse momento tão complicado.

Leia mais:

+ Depósito caução: Tudo o que você precisa saber sobre esta garantia de locação

+ Investir em imóveis: Tudo o que você precisa saber

+ Morar em casa ou apartamento? Conheça os prós e contras

Você pode gostar de ler também...