Mercado Imobiliário

Aluguel x Casa própria: entenda as vantagens de adquirir um imóvel

casa própria

 

A aquisição da casa própria é o sonho de grande parte brasileiros, o que faz com que muita gente vá em busca de informações sobre financiamentos, custo de documentação, vantagens da casa própria frente ao aluguel, entre outras. Para melhor atender aos seus clientes e oferecer máxima credibilidade em informações, você, como corretor, deve estar pronto para esclarecer essas dúvidas. Preparado para testar seus conhecimentos? Acompanhe o post!

Casa própria é investimento

O aluguel pode parecer mais atrativo num primeiro momento porque não demanda valor de entrada, pagamento de documentos, idas e vindas a cartórios. Entretanto, para o orçamento familiar, ele é uma despesa.

Despesa porque é um dinheiro que vai embora sem trazer nenhum tipo de retorno para quem o paga, o que não acontece quando o consumidor compra a casa própria. A casa própria é um investimento, que se valoriza com o tempo e só tende a trazer benefícios para o proprietário.

 

Lopes Sale: a oportunidade que faltava para você conquistar seu imóvel!

 

Você pode reformar à vontade

Quando o consumidor aluga um imóvel, está proibido de realizar qualquer mudança sem o consentimento do proprietário do imóvel, o que o impede de deixar a casa própria do jeitinho que ele quer. Muitas vezes, até pendurar um quadro na parede é um problema, já que exige perfurar a estrutura (coisa que o dono do imóvel pode não quer).

Já quando o imóvel é comprado, é permitido reformar, ampliar, alterar qualquer detalhe da casa para torná-la mais aconchegante e deixá-la com a cara dos moradores. É permitido pintar da cor que quiser, customizar jardins, janelas, entradas, construir garagens, etc.

O único cuidado que se deve ter é em relação a mudanças na estrutura da casa, pois, se o imóvel for financiado, é preciso verificar com a instituição bancária se é possível realizar tal mudança antes de quitar o financiamento.

O pagamento é previsível

Ao alugar um imóvel, o inquilino está sujeito a alterações no valor do contrato que são desconhecidas até o momento da renovação. O proprietário tem o poder de arbitrar um novo valor de aluguel, novas taxas e condições, o que pode impossibilitar a permanência no imóvel.

Uma casa financiada tem as condições estabelecidas no contrato de financiamento, as quais não mudam durante todo o prazo. Os índices de reajuste são baseados em taxas determinadas pelo mercado, as quais podem ser consultadas a qualquer hora pelo consumidor.

Essa previsibilidade permite que o comprador se programe para os pagamentos, utilize saldo do FGTS e outros investimentos para quitar o financiamento em menos tempo e, em caso de dificuldades financeiras, como a perda do emprego, possa renegociar a dívida com muito mais facilidade.

Casa própria é mais segurança e conforto

Ter a casa própria é sempre uma segurança para o consumidor, pois sua moradia está garantida. Ele não terá que se preocupar com os altos e baixos do mercado, com o humor do proprietário do imóvel ou com gastos de reforma quando estiver deixando a casa alugada.

Ele pode munir a residência com todos os detalhes de segurança que desejar, desde sistemas de alarme, grades nas janelas até sensores de movimento. Terá a facilidade de equipar sua casa com aquilo que quiser para torná-la mais confortável, como varandas, jardins, churrasqueiras, entre outras intervenções.

Adquirir a casa própria também exige planejamento por parte dos consumidores e preparo por parte dos corretores no momento de falar sobre as inúmeras vantagens do financiamento imobiliário. Que tal conhecê-las?

 

Veja também:

Comprar ou alugar um apartamento?

Custos para comprar um apartamento

 

Você pode gostar de ler também...