Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Decoração e Paisagismo

Aplicando o DIY na decoração da sua sala

O DIY é um conceito decorativo que vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos e na decoração de ambientes. Afinal, quem não deseja aplicar uma boa dose de criatividade, funcionalidade e modernidade na sua própria casa?

O chamado ‘’faça você mesmo’’ é uma proposta que busca transformar o ambiente com o seu jeito por meio da reutilização de materiais, proporcionando novas utilidades para objetos presentes no cotidiano e que certamente teriam o lixo como destino final.

No entanto, para entrar nesse universo, é importante realizar pesquisas e buscar por materiais em sites, redes sociais ou até mesmo em aplicativos voltados a decoração. Mas, com tantas opções no mercado, como aplicar o DIY e introduzir esse conceito de aplicação?

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, morador ou proprietário, a decorar a sua sala aplicando o DIY no projeto decorativo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Aposte em papel de parede

Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Foto: Pinterest

Os papéis de parede são soluções simples, práticas e que contam com um alto potencial para transformar o ambiente. Falando da sala de estar, eles podem refletir a personalidade dos moradores e gerar um espaço muito mais aconchegante.

Nesse sentido, os papéis aplicados com a composição DIY, podem ser inseridos e removidos com mais facilidade do que os tradicionais, o que não demanda tempo, substituição daeletroerosão a fioe habilidade manual para a instalação.

2. Aposte nos paletts

Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Foto: Pinterest

Outra tendência que está em alta e não exige grandes investimentos – mas requer uma boa dose de criatividade. Afinal, os paletts são itens muito funcionais, proveitosas e, claro, variadas!

Você pode, por exemplo, criar um sofá com os paletts, enchendo-os com almofadas grandes e confortáveis. Em contrapartida, eles também podem ser utilizados para compor mesas laterais ou de centro, além daporta de enrolar automática

3. Faça paredes de jornais e revistas

Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Foto: Pinterest

A decoração da sala de estar deve ser bonita e moderna. Por isso, vale apostar em um tendência que veio para ficar: recortes de jornais e revistas aplicados em uma parte ou mesmo em toda a parede.

Esse tipo de decoração proporciona, acima de tudo, personalidade ao ambiente, uma vez que ele reúne itens que você gosta e que refletem a sua personalidade. Por isso, vale apostar nessa modalidade até em empresas de esquadrias de alumínio.

4. Pinte os móveis antigos

Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Foto: Pinterest

Que tal outra maneira bem interessante de usar o conceito DIY? Nessa etapa, você pode buscar na casa de amigos e familiares, ou mesmo em antiquários, móveis usados e que merecem (e devem) ter uma segunda chance.

Feito isso, a reforma dos móveis pode ser o diferencial que faltava na decoração do seu imóvel. Pode ser uma lixada com a decoração de efeito pátina – tão comum no projeto provençal – ou mesmo investir em tons fortes associados a um aspecto retrô.

5. Reaproveite garrafas de vidro

Aplicando o DIY na decoração da sua sala
Foto: Pinterest

Por fim, as garrafas de vidro são ótimos itens decorativos, além de contribuírem com a preservação ambiental. Elas podem servir como vasos para flores ou mesmo como objetos decorativos.

Outra saída bem interessante é personalizá-las e utilizá-las como porta-velas – que tem tudo a ver com a decoração da sala de estar.

E você, já teve alguma experiência com o conceito DIY? Conta pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Leia mais:

+ Estilo industrial em sofá e mais elementos da sala de estar

+ 4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração

+ Lustres como protagonistas de sua decoração

Você pode gostar de ler também...