Decoração e Paisagismo

O que é Bauhaus e como ela pode ser identificada no seu lar?

Quem gosta de arquitetura e artes plásticas já deve ter ouvido falar da Bauhaus. A Staatliches Bauhaus, também conhecida como Escola de Bauhaus, foi uma vertente artística alemã, entre os anos 1919 e 1933, sendo considerada a precursora do modernismo europeu.

Fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, a Bauhaus revolucionou a maneira de pensar o design, com o uso de formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, em formatos funcionais e com um visual clean

Ou seja, a Bauhaus rompeu o tradicional neoclássico e o rococó, que privilegiava o uso indiscriminado de adornos, enfeites e pompas na decoração.

A Bauhaus na decoração de interiores

Uma das principais características da escola Bauhaus é a simplicidade. Por conta disso, os objetos, móveis e todo o design deve primar pela neutralidade e funcionalidade, com artigos úteis às pessoas e ao espaço.

Por exemplo, as mesas com estrutura de corte a laser metal, para o desenho de um móvel reto, simples e com base em formas geométricas.

Toda essa ideia da Bauhaus vinha de encontro às mudanças oriundas dos processos produtivos, especialmente com a Segunda Revolução Industrial, valorizando a fabricação em massa, o barateamento de materiais e a retirada de excessos.
Sendo assim, entre as principais características da Bauhaus, encontram-se:

  • A funcionalidade, mesmo em produtos artísticos;
  • A prevalência de cores neutras, como branco e preto;
  • O metal, madeira, aço e vidro;
  • A praticidade dos artigos (móveis e estruturas).

Essas características da escola de Bauhaus não somente influenciavam a arquitetura e o design, mas também o modo de pensar. 

Afinal, com um estilo mais simples e organizado, é possível condicionar o comportamento humano.

Por exemplo, em uma indústria com estilo Bauhaus, a montagem de quadro elétrico será mais simples, dando destaque à organização e eficiência da produtividade.

Não é à toa que o estilo prevalece até os anos atuais, principalmente para espaços que necessitam de maior funcionalidade e por pessoas que preferem uma decoração contemporânea.

A Bauhaus dentro da sua casa: conheça os móveis e estruturas mais influenciados pelo estilo!

Além da mesa, usada como exemplo anteriormente, até hoje muitos móveis, estruturas, artigos e decorações são influenciados pela escola Bauhaus.

Um exemplo muito claro diz respeito às empresas de instalações elétricas prediais, bem como demais indústrias, que necessitam de um espaço altamente organizado, limpo e funcional, para colaborar com a produtividade do setor. 

Afinal, a organização é um dos fatores-chave quando nos referimos às questões produtivas.

Em geral, os projetos arquitetônicos das indústrias e fábricas seguem o conceito Bauhaus, com a predominância de alguns elementos, como:

  • As linhas retas e formas geométricas;
  • As fachadas com muitas janelas;
  • A valorização de áreas amplas e arejadas;
  • O uso de pilares de sustentação;
  • O predomínio da cor branca e do cinza;
  • A arquitetura reproduzível (prédios iguais).

Para elaborar tais estruturas, muitas vezes com o uso de materiais em metal, as fábricas contam com o serviço de içamento, para a construção de edificações ao estilo Bauhaus.

Além disso, entre outros artigos e móveis que levam o conceito Bauhaus, destacam-se:

As mesas aninhadas de Breuer

O designer húngaro Marcel Breuer trabalha com aço tubular e com estruturas metálicas na produção de mesas, dando preferência pelo monocromatismo.

mesas aninhadas do estilo bauhaus
Fonte: Uol

Devido aos materiais metálicos, as mesas aninhas de Breuer costumam ser altamente resistentes e duráveis, além de ocuparem pouco espaço no ambiente.

A cadeira Barcelona

cadeira-barcelona
Fonte: Casa Cláudia

Criada em 1929, a cadeira Barcelona é originalmente em couro, sendo constituída por duas partes: o encosto e o apoio para os pés.
O principal objetivo do móvel é oferecer conforto, por conta disso, a cadeira Barcelona é uma das preferidas por escritórios e organizações comerciais.

A cadeira Presidente

cadeira-presidente
Fonte: Viva Decora

Também desenvolvida por Marcel Breuner, em 1925, a cadeira Presidente é um dos mobiliários mais conhecidos da escola de Bauhaus. 

Ela é confeccionada em couro e aço, com um design simples, porém altamente confortável.
Apesar de parecer complexa, a cadeira Presidente é facilmente reproduzível em massa, tendo um custo relativamente barato de produção.

O abajur Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)

O abajur Wagenfeld-Leuchte é muito simples, sendo uma luminária em formato geométrico, constituída de uma cúpula de vidro e metal.

O objeto representa a tecnologia e, por conta disso, ficou conhecido como um dos artigos mais representativos da escola Bauhaus.

abajur-wagenfeld-bauhaus
Fonte: Viva Decora

De baixo custo, o abajur Wagenfeld-Leuchte tinha a intenção de ser acessível à todos, visto que o aspecto social era uma das preocupações da vertente artística.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar de ler também...