Buscando um imóvel para comprar: 4 dicas infalíveis
Mercado Imobiliário

Buscando um imóvel para comprar: 4 dicas infalíveis

Comprar um imóvel é um dos principais itens da lista de sonhos e objetivos dos brasileiros. Mas para realizar esse sonho, é importante se atentar a cada detalhe que possa atrasar essa conquista, também é necessário fazer um bom planejamento para poupar dinheiro e realizar um ótimo negócio. 

Afinal, você procura um imóvel pronto ou na planta?

Para você descobrir qual a alternativa melhor para o seu perfil, é preciso pensar no prazo que você deseja se mudar, as condições de pagamento e se você quer se preocupar com reformas e mudanças no imóvel. Um imóvel na planta, é ótimo para quem não tem pressa para se mudar e não dispõe do valor total para dar entrada. Já o imóvel pronto é ideal para quem tem pressa para se mudar e deseja utilizar o saldo do FGTS para dar entrada no imóvel. Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel? Clique aqui 

Como saber o meu potencial financeiro? 

Para calcular o valor máximo que você pode ter de financiamento, a instituição financeira utiliza a renda familiar comprovada. Com esses dados, a instituição define o valor da entrada, prestações que cabem na sua renda e a taxa de juros. Mas afinal, como sei o meu potencial financeiro? É bem fácil, você pode utilizar o Simulador de financiamento imobiliário, no qual você insere a renda mensal, o saldo do FGTS e o valor disponível para entrada. 

Planejamento financeiro 

O planejamento financeiro funciona como uma bússola para você alcançar seus objetivos. Sabendo exatamente quais são os seus objetivos, você cria mais engajamento e atinge mais facilmente as suas metas. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar no seu planejamento: 

1- Organizar os gastos 

Utilize uma tabela para controlar todos os seus gastos mensais, assim será possível ter uma visão dos gastos e de onde começar para reduzir os gastos desnecessários. 

2- Estipule uma quantia para guardar 

A economia deve ser um compromisso, como qualquer conta. Após organizar todos os gastos, veja quanto sobra para guardar uma certa quantia todos os meses em uma poupança, por exemplo. Não importa quanto você vai guardar, o mais importante é que você crie essa rotina de economizar todos os meses. 

3- Estabeleça metas 

Não é fácil guardar dinheiro, uma ótima dica é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Se você já sabe o orçamento para comprar um imóvel, você pode estabelecer uma meta para começar a guardar dinheiro para a entrada e documentações do imóvel. 

Processo de busca 

Achar o imóvel ideal não é uma tarefa fácil e é uma tarefa que você passará horas procurando um imóvel que atenda todas as suas necessidades. Para auxiliar nessa jornada, criamos uma lista para você pensar antes de buscar o seu imóvel ideal:

1- Faça uma pesquisa focado no que você deseja 

Antes de sair procurando um imóvel, o primeiro passo é definir o que você e a sua família precisam em um imóvel. Defina o que é necessário em um imóvel para atender todas as suas necessidades, como, por exemplo: quantidade de quartos, número de vagas, se tem necessidade de infraestrutura completa no condomínio, localização e orçamento. 

2 – Se atente em todas as informações 

Antes de sair agendando uma visita, tenha acesso a todas as informações necessárias do imóvel. Por exemplo, o imóvel tem a possibilidade de financiamento, a rua é segura como você deseja, possui serviços próximos? Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de se deslocar até um imóvel. 

3 – Utilize os filtros disponíveis nas plataformas 

Para que a sua busca seja mais dinâmica, utilize as ferramentas que estão disponíveis nos sites de imobiliárias ou plataformas. No site da Lopes, você consegue colocar todos os requisitos necessários para encontrar o imóvel ideal. 

4- Agende uma visita 

Após selecionar todos os imóveis que estão de acordo com as suas expectativas, agende uma visita no imóvel ou no decorado, para ter noção das suas dimensões e da localização. 

Descubra agora tudo que você precisa para comprar um imóvel, no nosso blog

Leia mais:

Aprenda como dar um lance no consórcio em 6 passos

Financiamento imobiliário segue aquecido com Selic baixa

Você pode gostar de ler também...