Mercado Imobiliário

Casa ou Apartamento? Eis a questão!

Na hora da conquista do seu primeiro imóvel, vem uma grande dúvida: comprar uma casa ou apartamento? Eis a questão!

Muitas vezes moramos somente em uma dessas opções e não sabemos como é morar na outra. Por isso, trouxemos para você alguns pontos que falam sobre as duas alternativas. Confira!

 

Casa ou Apartamento

CASA

Geralmente, as casas oferecem maior espaço e privacidade. Na maioria delas se consegue condições de seguir suas próprias regras, já que não possuem vizinhos que ocupem o mesmo espaço, como em um apartamento. Morando em uma casa, é possível se dedicar mais as plantas e aos animas de estimação, pois elas, em sua maioria, possuem um bom espaço de área interna. Esse item também é muito bom quando se tem filhos pequenos, pois é um espaço para que eles façam a diversão acontecer (em um prédio é necessário que alguém desça para acompanhar a criança e nem sempre os pais possuem tempo para isso). Além de ter mais espaços, não só para guardar os brinquedos dos baixinhos, mas também para guardar o carrinho, piscina de bolinhas, berço desmontável, entre outros.

Financeiramente, a casa se destaca frente ao apartamento, em um primeiro momento. Tudo por conta dos custos menores, já que o gasto com condomínio é zero. No entanto, é considerável o valor da manutenção geral do imóvel, que é mais trabalhoso, pois não terá ninguém para fazer.  Você também arca com outras despesas, como o serviço de vigilância de rua, manutenção da caixa d’água, jardim, etc.

Casa ou Apartamento

APARTAMENTO

Regras. Se você não gosta muito desta palavra, more em uma casa, pois todo condomínio é sujeito a regras. E é esta a principal característica de se morar em um apartamento. Há condições para usar o salão de festas, horários a cumprir, uso da quadra, da piscina, etc. É muito importante conhecer o regulamento do prédio antes de morar nele. Principalmente para o dia da mudança, pois existem edifícios que tem horários para sua realização.

Quem mora em condomínio possui um compromisso periódico, deve comparecer às reuniões de condomínio, não apenas para ficar ciente das decisões que são tomadas, como também para manifestar suas opiniões a respeito.

O apartamento te dá a possibilidade de uma integração maior não só com seus vizinhos, mas também com todo o condomínio, podendo criar grupos para a realização de diversas atividades juntos. Normalmente, crianças e adolescentes preferem morar em apartamentos por conta das amizades e da área de lazer.

Deixei o mais clichê para o final. Sim, o apartamento tende a ser mais seguro por alguns fatores que já conhecemos, como muros mais altos, guaritas com porteiros, em muitos casos, além de possuir diversos moradores, enquanto na casa é você, sua família e mais ninguém. Além de ter mais segurança para “dormir”, também tem a segurança enquanto você viaja.

Como disse acima, muitos edifícios contam com serviço de portaria, o que ajuda não só na segurança, mas também na hora que chega uma encomenda, correspondência, etc.

Casa ou Apartamento

E aí? Em qual perfil você se encaixa? Encontre seu imóvel no nosso site!

 

Veja também:

+ Dicas para deixar seu apartamento moderno

+ Descubra quais são as casas mais caras do mundo

+ Localização x preço: 5 bons motivos para apostar nos apartamentos compactos

 

Você pode gostar de ler também...