Mercado Imobiliário

Como escolher meu primeiro imóvel

Na hora de comprar o primeiro imóvel é importante estar atento a diversos detalhes, realizar várias pesquisas e analisar o melhor custo x benefício, afinal, este tipo de negociação geralmente é longa, trabalhosa e decisiva na vida de alguém, porém, como ter certeza quando foi feita a melhor escolha?

Primeiramente é necessário definir seus objetivos, por exemplo, quem pretende comprar um imóvel para vender posteriormente deve se atentar às movimentações do mercado, como a valorização dos bairros e análises de demanda X oferta, com a finalidade de encontrar mais facilidade nas vendas futuras. Se sua intenção é morar no novo imóvel, é preciso considerar o tamanho do empreendimento, as acomodações e a estrutura para chegar ao melhor custo X benefício.

Basicamente os imóveis disponíveis se resumem em duas categorias: lançamentos ou imóveis prontos. Um imóvel caracterizado como lançamento pode ser comprado ainda na planta, no processo de construção, na fase final ou prestes a ser inaugurado. Nessas etapas iniciais de vendas os preços costumam ser mais baixos e possuem condições de pagamento mais atraentes.

Quando se trata de imóveis prontos, eles podem ser novos ou já habitados por outros moradores, a segunda opção pode fazer com que surjam algumas despesas em virtude da falta de manutenção adequada ao prédio, haver algumas pendências na documentação e outras irregularidades, porém tem como características benéficas possuir um preço mais em conta, ter uma área maior, mais possibilidade de negociação e mudança imediata após o fechamento do negócio.

Outra possibilidade também é efetuar a compra de um terreno e optar por uma construção de seu gosto, a seu tempo, priorizando formas econômicas e funcionais para a sua necessidade, sendo possível investir menos inicialmente e dar continuidade em uma expansão no futuro. As desvantagens estão relacionadas a documentos irregulares, o fato de algumas localizações serem subdesenvolvidas e sem perspectivas para o futuro, além de restrições para determinadas construções em alguns lugares.

Independente do empreendimento desejado, sempre é indicado o apoio de uma consultoria imobiliária, para minimizar a possibilidade de riscos agregados às construções e obter mais segurança na hora de concretizar a negociação.

Você pode gostar de ler também...