Mercado Imobiliário

Como se preparar para comprar um entre os imóveis à venda?

Se escolher até roupa para comprar as vezes é uma tarefa duvidosa, imagina se preparar para comprar um entre os imóveis à venda. Normalmente, um empreendimento é o bem que mais demanda investimento por parte do comprador.

comprar

Por esse motivo, não é uma tarefa simples adquirir um. Já que a propriedade demanda planejamento, e não somente capital.

Analisar a localização, escolas próximas, transporte público, hospitais. Outras facilidades faz parte do processo antes da aquisição do domicílio.

Conhecendo algumas dicas, é possível que a compra do primeiro imóvel se torne um pouco mais simples.

O que conferir antes de comprar o primeiro imóvel?

Tipo de financiamento

É normal que quem vai comprar o primeiro imóvel não esteja muito acostumado com o mercado de imóveis.

Independentemente do método de financiamento, banco ou empresa especializada. É importante aproveitar todos os recursos e fazer propostas, sem medo, ao procurar um serviço desse tipo.

Quando possível, faça simulações em todos os lugares necessários. Vale também conversar com os responsáveis pelo investimento.

Se restar dúvidas, questione e esclareça todo e qualquer ponto pendente antes de fechar a compra. Problemas futuros podem ser gerados por conta da falta de experiência e informação.

Tipo de empreendimento

É importante entender as reais necessidades dos moradores.

Se o lar será para um casal, que está dando início à vida a dois. Ou até mesmo um solteiro, pode ser que um lar menor supra as necessidades e seja suficiente.

Por outro lado, famílias maiores, que já têm ou pretende ter filhos, deve pensar em um local com mais quartos.

Coloque na balança os prós e contras entre casas e apartamentos também, especialmente pessoas que têm animais de estimação.

Localização

Antes de escolher um apartamento ou casa para comprar, pesquise alguns bairros que combinem com o seu perfil e dos outros moradores, se for o caso.

Se já tiver um bairro pré-estabelecido, pesquise mais sobre seu histórico e tente conversar com as pessoas que já moram lá há algum tempo.

Visite a região em horários diferentes para saber como é o movimento por lá. Pesquise também o preço médio por metro quadrado de lá, já que nem sempre o imóvel que brilha nossos olhos é aquele que cabe no nosso orçamento.

Outras alternativas, com melhor custo-benefício podem existir.

Usado ou na planta?

Comprar um imóvel na planta ou usado pode fazer toda diferença, dependendo do seu objetivo. Algumas pessoas podem evitar imóveis usados com medo de que possa ter muitos problemas futuramente.

Entretanto, o preço desse tipo de residência pode sair bem mais em conta do que os domicílios novos ou na planta.

Para não correr risco, basta observar as instalações para garantir o “bom estado” do imóvel.

Por outro lado, os imóveis na planta também são uma boa escolha.

Pesquisando mais de um empreendimento e começando a pagar desde cedo, é possível que quase todos os processos sejam negociados para que o sonho da casa própria se realize.

Independentemente de qual for a escolha, um lar requer reparos, uma hora ou outra, seja com parte elétrica e hidráulica ou com pinturas.

O que importa é avaliar as condições e optar pelo que mais se adequa à situação, comparando gastos imediatos e também futuros, além de taxas que são impostas junto à compra do domicílio.

Avalie o imóvel escolhido por você

Ao decidir por um determinado empreendimento, é hora de avaliar as condições financeiras, burocráticas e estruturais. Vale conferir a rede de encanamento, elétrica e infraestrutura. Reflita se vale colocar suas economias nas reformas que a casa precisa ou se é melhor esperar mais um tempo para investir em algo mais caro e que não precise de tantos reparos.

Dicas para economizar para compra do imóvel

A compra parcelada força ainda mais as pessoas a gastar dinheiro a prazo. Ir à loja de eletrônicos, eletrodomésticos ou até mesmo de roupas, por exemplo, e sair sem gastar nada é algo quase impossível.

Porém, aqueles que desejam comprar o primeiro móvel para viver, deve tentar arcar com os compromissos pendentes e evitar fazer dívidas comprometedoras. Quanto mais comprar à vista ou somente o necessário, melhor.

Economizar e guardar um dinheiro extra é uma boa dica para quem vai comprar o primeiro imóvel. O status financeiro é algo que pode mudar de uma hora para outra e, com uma renda adicional, é possível ficar um pouco mais distante dos cartões de créditos e cheques especiais, além de conseguir arcar com a dívida do imóvel por um tempo.

Não financie mais de 50% do imóvel. Quanto maior for a entrada, menor será o tempo que precisará ficar pagando as parcelas da residência.

Cuide de todos esses pontos e outros que julgar necessário, uma vez que esse é um dos bens que mais demanda aplicação de capital por parte do investidor.

Surgiu alguma dúvida sobre comprar imóveis à venda?

Deixe um comentário para nós.

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também...