irmãos brincam no chão enquanto pais estão no sofá
Mercado Imobiliário

Como conquistar o sonho da casa própria?

No Brasil é muito comum o sonho da casa própria. Afinal de contas, o país tem uma economia sensível e há anos tenta se livrar do desemprego, ainda sem sucesso.
Olhando para essas condições, ficar refém do valor dos aluguéis soa como uma situação muito instável. Por isso, tantas pessoas buscam todos os anos as melhores vantagens para conseguir conquistar o seu próprio espaço.
Hoje mostraremos as formas mais comuns de alcançar esse objetivo da melhor forma, além de suas qualidades positivas e negativas.

Financiamento

No Brasil, o financiamento é o mecanismo mais comum para a compra de um imóvel. A vantagem é que as pessoas podem financiar, muitas vezes, até 80% do valor total. Isso permite adquirir um imóvel com um valor menor de entrada e, consequentemente, em menos tempo.
A desvantagem é que os juros geralmente são altos, o que faz com que as pessoas paguem na casa um valor muito superior ao valor original. Além de, é claro, ficarem com uma “pendência financeira” durante muitos anos da vida.

Consórcio

O consórcio também é conhecido como uma forma de “poupar em grupo”. As pessoas juntam suas economias de acordo com os seus objetivos e resgatam por meio de lance ou sorteio.
A vantagem é que não existe a taxa de juros, só as taxas de administração, que são bem mais em conta. A desvantagem é que é necessário se programar. É para quem pretende comprar uma casa daqui uns anos. E não funciona tão imediatamente como um financiamento.  

Investimentos

Ter o hábito de poupar ao invés de ter o hábito de pagar uma conta é um dos caminhos mais vantajosos, pela ausência de taxas e juros, mas é o mais desafiador. Hoje em dia só 42% dos brasileiros aplicam suas economias em investimentos.

É preciso ter disciplina, mas não é preciso ser tão experiente. Já existem robôs de investimento que cuidam das aplicações de acordo com o nível de risco que cada pessoa opta.

Economizar

É claro que economizar é a chave para qualquer objetivo que envolva dinheiro. Quanto menos gastar aquilo que ganha, maiores as chances de chegar aos objetivos em um prazo menor.
Gastar com anuidades de cartão de crédito e taxas de banco já são coisas completamente desnecessárias nos dias de hoje. Assim como se cadastrar em programas de vantagens com ponto no cartão de crédito pode ser essencial.
Já existem muitos bancos digitais como: banco inter, nuconta, banco neon, c6 bank, banco original que não cobram anuidade e alguns deles têm ofertas de pontos muito interessantes.
Cozinhar em casa também é um hábito que pode ser adotado. Muitas pessoas desperdiçam dinheiro pedindo comidas rápidas em casa, almoçando perto do trabalho o que custa muito mais caro.

Agora você já conhece as formas para conseguir alcançar o sonho da casa própria, acompanhe mais artigos da Lopes nas seções de arquitetura e decoração. Você vai gostar 😉

Autor: Gabriel Matos

Você pode gostar de ler também...