Mercado Imobiliário

Consórcio imobiliário é a melhor opção para adquirir imóvel?

Sabemos que todas as taxas que são cobradas em algumas modalidades de crédito podem torná-las financeiramente inviável para alguns.

Mas saiba que o consórcio não é uma delas!

O consórcio imobiliário pode ser uma excelente alternativa para adquirir imóveis, uma vez que não exige valores de entrada, não possui taxas de juros e exige pouquíssimas burocracias para ser contratado.

Ficou interessado pelo consórcio imobiliário? Então, leia o conteúdo a seguir e descubra o que é, como funciona e muito mais!

O que é consórcio?

O consórcio é uma das modalidades de crédito mais utilizadas e amadas pelos brasileiros, uma vez que é uma alternativa barata frente às demais opções oferecidas pelas instituições financeiras.

Segundo a ABAC (Associação Brasileiras de Administradoras de Consórcios), o consórcio pode ser definido em “modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços”.

Como funciona o consórcio de imóvel?

O processo do consórcio funciona da seguinte forma: um conjunto de pessoas – chamados de consorciados – pagam suas parcelas previamente acordadas em contrato perante uma administrada, a qual é a entidade responsável por receber e gerir os recursos recolhidos.

Para isso, os consorciados pagam uma taxa de administração, que varia de acordo com a administradora e com o plano contratado.

O valor das parcelas mensais é calculado de acordo com o imóvel que será adquirido e é dividido pela duração total do consórcio. Além disso, é corrigido por um índice escolhido pelas partes.

De acordo com a periodicidade escolhida pelo grupo, 1 (ou mais) consorciado é sorteado e recebe uma carta de crédito no valor definido em contrato. Com isso, poderá adquirir o imóvel desejado.

Além disso, caso estejam com pressa, os consorciados podem dar lances para conseguir receber o valor antes de ser, de fato, contemplado com a carta de crédito por meio de sorteio.

Por fim, o processo acaba no momento em que todos os consorciados foram contemplados com uma carta de crédito ou fizeram seus devidos lances.

Quais são as principais vantagens e desvantagens de um consórcio?

O consórcio possui inúmeras vantagens e segundo a ABAC, as principais são:

  • Parcelamento Integral.
  • Diversidade de prazos para pagamentos e flexibilização para negociações.
  • Poder de compra à vista.
  • Possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances.
  • Oportunidade de formar e ampliar patrimônio.
  • Flexibilidade no uso do crédito.

Além disso, há também:

  • Não há obrigatoriedade em pagar um valor como entrada.
  • Processo simples e com mínimas burocracias.
  • Não tem juros, e com isso, oferece taxas mais atrativas.

No entanto, também há desvantagens, como:

  • A contemplação pode demorar.
  • O valor do imóvel pode aumentar enquanto o consorciado estiver aguardando a sua contemplação, e a carta de crédito pode não performar o mesmo crescimento.

Quais são os custos de um processo de consórcio imobiliário?

Alguns custos e taxas que são comumente inseridos na grande maioria dos processos de financiamento imobiliário não fazem parte do consórcio, como taxas de juros, IOF (Imposto de Operações Financeiras), etc.

No entanto, há outras formas de cobranças que devem ser levadas em consideração no momento de calcular a viabilidade do seu consórcio imobiliário, como taxa de administração, seguros, fundo de reserva, etc.

Analise se a sua proposta contempla essas cobranças e negocie com a administradora caso fique pesado para você pagá-las.

Como usar o FGTS no processo de consórcio imobiliário?

O FGTS (Fundo Garantidor por Tempo de Serviço) é amplamente utilizado em processos de financiamento imobiliário. Mas, muitos não sabem que também é possível utilizá-lo em consórcios imobiliários.

Para isso, há 3 formas principais:

  • Lance: É possível utilizar 100% do seu FGTS para ofertar um lance. Geralmente, as administradoras solicitam o extrato para confirmação de valores.
  • Complementar valores: Para complementar os pagamentos do consórcio é liberado utilizar os valores do FGTS, os quais podem ser enviados diretamente ao atual proprietário do imóvel.
  • Saldo devedor: Os recursos do FGTS também podem ser utilizados para quitar ou amortizar o saldo devedor do consórcio.

Mas, antes de optar por utilizar o seu FGTS, lembre-se que esse valor seria destinado para momentos de aperto, como desemprego ou doenças inesperadas. Então, organize o orçamento e as reservas financeiras da sua família antes de solicitar o recurso, ok?

O que analisar no momento da escolha do consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário, por abranger a compra de imóveis e de bens de valor, representa uma das compras mais caras que grande parte dos consorciados fará em suas vidas.

Diante dessa importância e escala, é essencial analisar alguns itens do processo de contratação antes de assinar o contrato.

Para você não cair em cilada, já especificamos a seguir os itens mais importantes para você estudar:

  • Confirme se a administradora escolhida é fiscalizada e autorizada pelo BACEN (Banco Central do Brasil). Além disso, pesquise e tenha certeza de que é uma empresa confiável e de boa reputação no mercado de crédito.
  • Fique atento às ofertas que parecem ser boas demais para ser verdade, uma vez que, em geral, são golpes.
  • Leia a minuta do contrato e entenda todas as taxas que estão especificadas. Caso fique com dúvida em algum ponto, questione e investigue.
  • Negocie os valores e as condições de pagamento para que fiquem confortáveis dentro do seu orçamento familiar.
  • Analise e simule várias opções para ter certeza de que o consórcio é a opção mais viável e benéfica para você.

Afinal, consórcio imobiliário é a melhor opção para adquirir imóvel?

O consórcio imobiliário pode ser uma excelente alternativa para quem deseja adquirir um imóvel, mas não possui recursos de forma imediata e não deseja pagar taxas altas em cima da quantia original emprestada.

Se essa descrição combina com você, então faça uma simulação em uma administradora confiável e adquira o seu tão sonhado imóvel!

Mas, lembre-se que não é a opção ideal para quem tem pressa, uma vez que não há garantia quanto ao prazo de contemplação, ok?

Conclusão

Agora ficou fácil e barato adquirir o seu tão sonhado imóvel, não é mesmo?

Apenas lembre-se de entender os gastos que serão incididos sobre o valor solicitado no seu consórcio e tenha certeza de que as parcelas estão de acordo com o seu orçamento e gastos familiares, ok?

E então, depois de ter resolvido a questão financeira da compra do imóvel com a contratação do consórcio, falta escolher o imóvel, não é mesmo?

A Imobiliária Lopes pode te ajudar nisso!  Para isso, além de contar com uma rede nacional com mais de 9 mil consultores locais especializados e inteligência de mercado assertiva, a Imobiliária Lopes possui milhares de opções de imóveis que combinam com você.

Você pode gostar de ler também...