Cuidados necessários na hora de comprar um imóvel
Mercado Imobiliário

Cuidados necessários na hora de comprar um imóvel

O sonho da casa própria é muito comum para a maioria dos brasileiros que se preocupam em ter uma estabilidade financeira. Porém, comprar um imóvel requer uma série de cuidados, para evitar preocupações e estresse no futuro. Afinal, são diversas situações que podem resultar em anulação do contrato, altos custos de manutenção ou problemas financeiros. 

Antes de comprar um imóvel você deve pensar no tipo de moradia que deseja obter, no valor e nos meios de pagamentos, que não  prejudicarão a sua renda mensal, documentos, localização e valorização do imóvel. 

Por isso, reunimos alguns cuidados que você precisa tomar antes de assinar qualquer contrato. Confira:

1- Contrato de compra e venda ou Instrumento particular de compra e venda

O contrato de compra e venda pode ser feito por um Advogado especialista em imóveis, no qual deve conter os dados básicos do vendedor e comprador do imóvel, tais como: nome, RG, CPF/CNPJ, título eleitoral e profissão. O valor do imóvel e as formas de pagamentos acordadas por ambas partes. 

Também deve constar, no caso de rescisão de contrato, o valor da multa estipulada e se caso houver a participação de uma imobiliária, a comissão que será destinada para o  corretor/imobiliária. 

*Importante ficar atento à construção do contrato, principalmente os pagamentos, para evitar riscos e problemas futuros. 

2- Pesquisar a localização antes de fechar o negócio

Um dos maiores cuidados ao comprar um imóvel é conhecer bem a localização.

Antes de fechar o negócio, visite a rua em horários diferentes, observe a vizinhança e se possível pergunte para os vizinhos como é a região. Certifique-se que não existam atividades que possam perturbar a sua tranquilidade no dia a dia. 

3 – Pagamentos

É muito importante analisar o valor do imóvel que você pretende adquirir. Fique atento se o valor proposto cabe no seu bolso e não atrapalhe a sua renda familiar. Esteja atento as cláusulas descritas no contrato de compra e venda, para não haver dor de cabeça após a assinatura do documento.

Não se esqueça que você deve guardar uma quantia a mais para os pagamentos dos documentos do imóvel, tais como: escritura, ITBI, registro de imóvel, comissão corretores/imobiliária, etc.

Não é vergonha buscar informações complementares até que você tenha total clareza do negócio que está fazendo. Afinal, um investimento tão grande, como a compra do imóvel, pode ser feito em alguns casos apenas uma vez na vida. 

4- Vistoria

Se você está procurando um imóvel pronto para morar, evidentemente você irá visitá-lo antes de fechar o contrato. É de extrema importância antes de fechar o negócio, realizar uma vistoria técnica no imóvel, para apontar eventuais problemas. 

A vistoria é muito importante para analisar uma série de detalhes, que podem impactar de forma decisiva a qualidade de vida das pessoas que vão morar no imóvel. Ela tem por finalidade identificar a situação em que se encontra o imóvel no momento da entrega. 

Devido à importância do serviço, contrate um profissional capacitado para fornecer os pareceres técnicos necessários sobre cada ponto analisado.

Leia mais:

+ 7 benefícios do consórcio que você precisa conhecer

+ Comprar apartamento na planta: O guia completo

+ Entenda o que é preciso fazer para dar lance no consórcio

Você pode gostar de ler também...