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Dicas de comunicação pessoal

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Comunicação é a base de qualquer negócio de sucesso. No entanto, manter uma comunicação clara e eficiente parece um desafio para muita gente. Por isso, resolvemos listar algumas dicas fundamentais para melhorar a comunicação entre você.

Escute mais

Se você quer garantir uma comunicação que traga resultados, fale menos e escute mais. Seu cliente quer ser ouvido e esta é, com certeza, a melhor forma de entender o que ele quer e o que ele não quer. Além disso o contato visual é um dos elementos essenciais da comunicação. Deixe o cliente expressar tudo que deseja.

Consequentemente, você terá maiores chances de oferecer o imóvel que casa com o sonho de seu cliente e de fechar contrato muito mais rapidamente.

 Busque feedback

Um dos erros mais comuns é buscar feedback apenas após o fechamento do contrato. No entanto, é importante saber o que o cliente está achando do andamento das atividades durante o percurso. Assim, você poderá corrigir erros antes que seu cliente firme uma opinião errada a seu respeito.

Fale a mesma língua

 Minutos após o primeiro contato, ou até mesmo antes disso, você será capaz de traçar um perfil geral sobre seu cliente. E isso será essencial para você nivelar o seu discurso com o dele. Falar a mesma língua de seu cliente é fundamental, e isso vale tanto para a complexidade do vocabulário quanto para os temas levantados.

Um advogado estará mais interessado em saber os detalhes legais do contrato do que sobre a arquitetura do imóvel, enquanto um executivo pode estar preocupado com uma possível desvalorização futura do imóvel, por exemplo.

Coloque-se no lugar de seu cliente e pense que tipo de informações ele gostará de saber e aprenda os jargões mais comuns para não cair em erros de interpretação – mas, se não entender algo, pergunte sem medo.

Cuidado com o tom de voz

O que você deseja falar pode ser uma boa mensagem, mas o tom de voz utilizado pode fazer com que você seja mal interpretado. Cuidado com os limites delicados entre a agressividade e a firmeza e não deixe que sua confiança passe por cima dos sentimentos dos outros.

 Não abandone a pessoa depois da conversa

Seja claro sobre as ações que você irá tomar depois que vocês conversarem. Não deixe que a pessoa se sinta relegada depois da conversa, mas procure fazer o que é chamado de “follow-up”, ou seja, mande um e-mail ou ligue para saber como a pessoa está reagindo depois da conversa e do fechamento do contrato.

Seguindo essas dicas simples, você irá tornar sua comunicação mais eficiente e seus negócios ainda mais lucrativos.

Então vamos lá, mãos na massa.

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