Tecnologia e Mobile

Dicas para não errar na hora de fotografar imóveis com smartphone

Comprar um imóvel é uma decisão extremamente importante na vida de alguém, por isso, antes de fechar uma negociação o cliente procura por várias opções, neste momento é impactado por uma série de publicidade e destaca-se o corretor de imóveis que sabe apresentar bem seu produto. 

Pensando nisso, um dos momentos mais importantes, e que muita gente acaba tomando menos cuidado do que deveria, está na hora de fotografar o imóvel e expor as características positivas presentes naquele espaço. É importante ressaltar que ter bom gosto e senso estético na hora de captar uma imagem não exige que o corretor de imóveis seja um fotógrafo profissional, com algumas dicas é possível fazer um bom trabalho e um grande aliado nessa missão está no seu bolso: o seu smartphone.

Dicas para não errar na hora de fotografar imóveis com smartphone

1- Elimine a bagunça

É extremamente importante organizar o ambiente que será fotografado. Se a oferta é de um imóvel novo seu cliente gostará de enxergá-lo desta forma, vale a pena fotografar alguns detalhes, como o acabamento da construção, do gesso ou de algumas peças mais sofisticadas que foram utilizadas. Já se você está vendendo um imóvel usado, uma boa ideia é criar uma situação no ambiente antes de fotografá-lo, utilizar a decoração a seu favor e tornar a imagem mais atrativa. Isso pode parecer óbvio, mas ainda existem corretores de imóveis que acreditam que alguém comprará uma casa assim:

elimine a bagunça

 

2- Iluminação

A iluminação é um erro muito comum nas fotografias feitas com smartphone por isso é importante ter cautela. Nunca tire fotos com flash, nem mesmo durante a noite, pois a lanterna do celular sempre se encontra muito próxima à câmera e isso faz com que o balanceamento, o brilho e o contraste da fotografia sejam perdidos. Sempre que puder fotografe um ambiente durante o dia, abra as janelas, as cortinas e acenda as luzes, não posicione seu smartphone contra o sol para evitar que algumas áreas sejam escurecidas ou clareadas demais e que você perca um detalhe que poderia ser o motivo de compra pelo cliente.

fotografar imóveis com smartphone

 3- Ângulos e enquadramento

Uma regra básica na hora de fotografar imóveis é saber enquadrar o que você precisa mostrar e com a ajuda do smartphone isso pode ser ainda mais fácil, pois os celulares são leves e maleáveis, fáceis de usar, prontos para tornar essa missão mais simples. Fique atento para não excluir o que você precisa exibir ou escolher um ângulo no qual outro objeto impeça a visualização do empreendimento. Isso pode parecer óbvio, mas acredite, acontece:

fotografar imóveis com smartphone

 4- Foco e apoio

A maioria dos smartphones apresenta a funcionalidade de ajuste de foco e isso geralmente é bem simples, basta tocar a tela uma única vez no objeto que você deseja que fique em destaque na foto antes de batê-la. Apesar de ser uma regra básica, o descuido com o foco da imagem muitas vezes acontece. Outra dica para manter a imagem focada é apoiar seu smartphone em uma superfície reta, evitando que ele se movimente enquanto a imagem está sendo produzida e nessa hora vale improvisar, utilize uma mesa ou um banquinho mais alto, ou avalie a possibilidade de comprar um tripé.

fotografar imóveis com smartphone

 5- Tratamento

Nem todas as imagens precisam ser tratadas, mas quase todas as imagens tratadas se tornam mais atraentes para quem está vendo. Nesse tópico não estamos dizendo que você precisará fazer um curso de Photoshop avançado e nem indicamos o uso deste programa pela sua complexidade. Tratar uma imagem, na realidade, significa fazer pequenos ajustes que podem ser realizados com a ajuda de alguns aplicativos gratuitos ou utilizando as ferramentas disponíveis pelo próprio smartphone. No iPhone, por exemplo, após tirar uma fotografia você encontrará a opção “Editar”, clicando ali aparecerá uma aba de funcionalidades que vão desde a realização de melhoria automática até a aplicação de filtros parecidos com as opções disponíveis no instagram.

 fotografar imóveis com smartphone

Fotografar imóveis não é uma tarefa difícil, porém, como dissemos logo no início do post, é preciso ter bom gosto, senso estético e uma ajudinha da tecnologia. Desta forma você atrairá muito mais clientes interessados nos imóveis que está oferecendo, aumentará sua cartela de contatos e alavancará suas vendas.

Você pode gostar de ler também...

4 Comments

  1. Avatar
    KLEBER LIMA says:

    Simples e eficiente. Essa pequena leitura pode ajudar ao profissional.

  2. […] Leia mais http://blog.lopes.com.br/mercado-imobiliario/de-corretor-para-corretor/dicas-para-nao-errar-na-hora-… […]

  3. […] demos algumas dicas para não errar na hora de fotografar imóveis e uma delas falava sobre o tratamento da imagem. O trabalho de edição de imagens geralmente é […]

  4. […] Se você possui um smartphone, veja estas dicas para tirar melhores fotos com smartphone. […]

Comments are closed.