Design Brasileiro ganha espaço em Milão
Mercado Imobiliário

Design brasileiro está presente na Semana de Design de Milão

A italiana Milão é considerada o principal palco para lançamentos referentes ao design de móveis mundial. Não por acaso, a cidade sedia a Semana de Design, que consiste no gigantesco Salão Internacional do Móvel e no Fuori Salone. O evento é a feira mais importante sobre o tema, que recebe milhões de apaixonados pelas novidades e criações magníficas dos designers e marcas mundialmente conhecidas.

Este ano, o design brasileiro também estará representado na meca do design de móveis por meio da 6ª edição do Brazil S/A, realizado na Universitá Degli Studi di Milano.

Design Brasileiro ganha espaço em Milão

O espaço é um ponto de encontro para exposições e relacionamento entre empresas e profissionais dos setores de inovação e design, além de arquitetura, decoração e artesanato.

Para esta edição, o evento leva à Milão peças icônicas e irreverentes do design nacional, como a recém-lançada Estande Moog. A forma modular da estante remete ao sintetizador presente na música progressiva dos anos 1970. Os módulos da estante têm forma côncava e convexa que se completam e se multiplicam de acordo com a necessidade e tamanho do ambiente. A estante vem com dois complementos que retirados dos nichos se transformam em bancos.

Design Brasileiro ganha espaço em Milão

Mostrando toda a diversidade e criatividade brasileira, o banco Tamanduá foi inspirado no Tamanduá Bandeira. O traço acentua os ângulos da anatomia do animal de aspecto raro e de focinho em formato cilíndrico, muito característico da América do Sul e Central, ameaçado de extinção. A técnica de curvar a madeira, traço característico do designer, se mostra presente nesta peça, que utiliza o mesmo molde para inverter os sentidos das linhas e estruturar o banco. A montagem é feita manualmente por encaixe.

Design Brasileiro ganha espaço em Milão

Outra peça que compõe a exposição é a coloridíssima cadeira Lino, que tem como ponto de partida a história de sucesso do design de moda Lino Villaventura. Por isso, na concepção de toda a Coleção Lino, incluindo a cadeira, foram utilizadas composições de 37 vestidos que repercutem a badalada história de Villaventura. Essas novas estampas foram impressas em placas acrílicas através da nano impressão, tecnologia utilizada na decoração com ineditismo. Deste modo, o móvel reúne a versatilidade do design brasileiro, o colorido das passarelas tupiniquins e as inovação tecnológicas já adotadas para por aqui em relação ao mobiliário. Além destas citadas, outras peças prometem atrair os olhos do mundo para toda a técnica, paixão e brasilidade do design nacional, encantando e surpreendendo o mundo.

 

Fahrer

Considerado atualmente um dos nomes mais expressivos do design contemporâneo brasileiro, Sergio Fahrer sempre se interessou pelo uso de novos materiais em suas criações, além de ter que dar conta de um desenho cada vez mais desafiador, a questão do uso da madeira, do manejo sustentável, do material reciclado, da necessidade de pensar nos recursos do país e do planeta fizeram com que Sergio se preocupasse com novos materiais e procedimentos. Em 2007, Jack Fahrer decidiu se juntar ao irmão e ao design de móveis. Também músico, ele tem formação na área de moda, e havia recém-chegado de uma temporada em Nova York em que trabalhou com HQ. A união dos irmãos criou a marca de design de mobiliário, a Fahrer. No mercado internacional, as peças dos designers estão em Nova York, na galeria de ZestyMeyers e também na Interdesign Source. Em Londres, os irmãos Fahrer têm mobiliário na Chris Wilde Antiques (cujo dono é especialista e consultor em mobiliário) e na Sylvia Nayla Design Furniture. Em Paris, seus móveis estão na L de O, do conceituado arquiteto Pierre-Antoine Corret.

Você pode gostar de ler também...