Mercado Imobiliário

5 dicas para escolher um imóvel

Escolher um imóvel, seja comercial ou residencial, pode parecer um grande desafio. No entanto, nesse contexto a visão de profissionais da área de design de interiores e de elementos técnicos da estrutura pode ser decisiva para uma escolha mais favorável, principalmente para selecionar um local que de fato seja compatível com as necessidades e preferências do cliente, além de evitar prejuízos.

A respeito do suporte profissional, ao avaliar a estrutura, é interessante que exista um projeto de instalações elétricas preciso, assim como instalações hidráulicas em bom estado. Já com um designer de interiores, a distribuição dos cômodos e funcionalidade, entre outros detalhes do local, podem ser avaliados com maior precisão. Além de garantir o auxílio de profissionais qualificados, as seguintes dicas podem ser favoráveis:

  • Tenha uma base clara para a seleção;
  • Pesquise bastante;
  • Fique atento às manutenções;
  • Defina se é necessário um local novo ou antigo;
  • Tenha cautela com a regularização.

Com as características selecionadas, é possível otimizar tempo na busca por imóveis, afinal, alguns lugares são muito concorridos e apresentam até mesmo filas de espera para a aquisição ou locação. Insistir em visitas em locais que não se encaixam nas necessidades existentes pode influenciar negativamente na capacidade de decisão. É algo que influencia na próxima dica, que é pesquisar bastante as opções de imóveis, principalmente para reunir uma lista com as alternativas de maior potencial.

Naturalmente, há alguns locais, principalmente mais antigos que podem requisitar determinadas melhorias, como raspagem de assoalho para renovar o piso de madeira, reparos na cobertura de vidro ou na pintura com tinta térmica para telhado, entre outras. No caso da compra, o novo proprietário tem liberdade para as execuções; já ao se tratar do aluguel, é necessário averiguar com a imobiliária sobre quais são as possibilidades.

Além dos fatores abordados, é interessante definir se o imóvel selecionado será usado ou novo. Isso se deve ao fato de que assim como outras características, são pontos capazes de tornar as buscas mais precisas e otimizar o tempo na procura por um local favorável. Não há regras, mas é comum que locais mais novos apresentem menos custos em relação às manutenções.

Já em relação às edificações mais antigas, é muito comum que as áreas sejam mais amplas, principalmente em relação a prédios. No entanto, as áreas de lazer podem apresentar opções inferiores; depende muito do tipo de local, reformas, entre outros aspectos. Afinal, conforme citado, embora seja algo habitual no mercado, há diversas exceções.

Independentemente de se tratar de um local novo ou antigo, é crucial garantir que se trate de um imóvel regularizado, principalmente para evitar que processos complexos sejam enfrentados devido a pendências, como por exemplo, dívidas atrasadas. Por essa razão, esclarecer todas as dúvidas possíveis com o proprietário, além de garantir a documentação adequada, é imprescindível. É importante ressaltar que ao entrar em contato com uma imobiliária, essas dúvidas se tornam muito menores.

Os cuidados com a localização

Naturalmente, outras questões devem ser levadas em consideração na escolha do local e a região é uma delas. É imprescindível que uma análise do bairro seja realizada, em especial, para obter informações relevantes a respeito de serviços disponíveis nas proximidades, instituições, segurança e fatores que tenham impacto no transporte, como principais vias, trânsito e pontos de transporte público.

A respeito da área, também é possível analisar a valorização da área e fazer determinadas projeções para os próximos anos, o que é interessante principalmente por questões financeiras e de qualidade de vida. As construções de empreendimentos novos pode ser um indicador de desenvolvimento da região e uma representação de que seja um bom momento de investir. Com o suporte profissional, averiguações deste gênero podem ser mais precisas.

Comprar ou alugar o imóvel?

A dúvida entre o aluguel e a aquisição é muito comum entre as pessoas que buscam por imóveis, seja uma moradia ou comércio. De qualquer maneira, é válido abordar que não há uma regra, pois diferentes fatores podem influenciar para o quanto que a decisão será favorável ou não. A compra pode ser realizada de diferentes maneiras, como por financiamento ou de maneira direta com o proprietário, acordando normalmente à vista.

Já no caso do aluguel, as exigências financeiras comumente são inferiores em comparação a opção anterior de acordo com o imóvel, porém, as despesas acordadas no início de contrato e pagamento mensal, também exigem uma averiguação cautelosa. Por esse motivo, as condições financeiras devem ser sempre avaliadas, além do espaço exigido, período projetado para permanência e finalidade.

Conforme abordado no decorrer do texto, há uma série de cuidados que devem ser adotados para a escolha ideal de um imóvel. É preciso considerar que é uma decisão que requer um grande planejamento de forma geral, pois há diversos processos burocráticos envolvidos que podem ser facilitados pelo intermédio de uma imobiliária, assim como os recursos financeiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você pode gostar de ler também...