Mercado Imobiliário

Confira algumas dicas essenciais para a reforma da sua casa

Para uns, um sonho, para outros, um investimento. Independentemente da finalidade disso, a aquisição da casa própria ainda figura como uma das principais prioridades dos brasileiros. Devido ao esforço necessário para tirar esse projeto do papel, não é raro que boa parte das pessoas invista uma quantia considerável de tempo e dinheiro para deixar o imóvel da forma como sempre sonharam, de algum modo.

Porém, é preciso ter em mente que, por mais que esse procedimento costume ser considerado mais simples do que uma construção do zero, ele também pode ser complexo. Assim, a melhor maneira de evitar que imprevistos aconteçam é se organizar e seguir algumas boas práticas adotadas pelos profissionais, de modo a reduzir as chances de que haja problemas.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas essenciais para reformar a sua casa:


Invista em materiais de construção de qualidade

Independentemente do projeto em questão ser uma reforma ou uma construção, o uso de matérias-primas de qualidade é fundamental para o seu sucesso. Afinal, de nada adianta ter um projeto feito por um profissional de renome na área se as pessoas responsáveis por sua execução não dispuserem das melhores ferramentas para executá-lo.

Por exemplo: digamos que o projeto em questão inclua a instalação de uma divisória de gesso em determinado cômodo. Caso ele seja de má qualidade, ele tende a apresentar problemas estéticos, como o amarelamento. Isso, por sua vez, faz com que a estrutura prejudique a estética de todo o ambiente.

Da mesma forma, é muito importante que esses materiais fiquem nas mãos de profissionais qualificados para as tarefas que eles se propõem a fazer. Do contrário, as chances de que o resultado final seja ruim são altas. Ainda no caso da divisória, é preciso que o indivíduo responsável por sua instalação tenha experiência com o material, e saiba o que fazer para que tudo dê certo.


Escolha o piso com muito cuidado

Há quem pense que a escolha do piso que será instalado em determinado cômodo é algo meramente estético. Isso, contudo, não é verdade, já que esse revestimento pode influenciar em outras variáveis, tais como:

  • Conforto térmico;
  • Conforto acústico;
  • Resistência;
  • Vida útil do revestimento.

Outro fator que deve ser considerado é a possibilidade de realizar reparos em determinadas matérias-primas. Por exemplo: no caso da madeira, a raspagem de tacos, seguida da aplicação de uma resina reparadora, pode deixar o revestimento como novo, sem a necessidade de substituí-lo. Assim, caso a sua prioridade seja ter um piso com uma vida útil acima da média, essa pode ser a melhor opção do revestimento.


Não se esqueça da manutenção das máquinas

Com os avanços constantes na tecnologia e sua consequente redução de preços, há cada vez mais máquinas usadas em casa para tornar o ambiente mais confortável. Um bom exemplo disso é o ar condicionado: como boa parte do Brasil está dentro de uma zona de clima tropical, é comum que os termômetros acusem altas temperaturas o ano todo. Assim, um aparato que seja capaz de refrescar determinado ambiente é bem-vindo.

Contudo, é preciso considerar que, por mais avançada que a tecnologia seja, ainda não foram criados equipamentos indestrutíveis. Isso, na prática, significa que é sempre necessário submetê-los a procedimentos de manutenção. É importante, por exemplo, procurar uma empresa de ar condicionado para realizar limpezas periódicas no interior do aparato, de modo a eliminar as partículas de sujeira que tenham se acumulado em seu interior durante o seu funcionamento. Deste modo, as chances de que ele acabe causando doenças em quem frequentar o espaço se reduzem drasticamente.


Conte com bons aparatos de segurança

A péssima situação da segurança pública brasileira é uma realidade que todos conhecem. Por conta disso, ao reformar uma casa, boa parte das pessoas se preocupa em implementar medidas que segurança que reduzam as chances de que o imóvel seja alvo de atividades criminosas.

Felizmente, o mercado oferece uma série de soluções nesse sentido. Por exemplo: pode-se contar com um portão automático basculante, que, por sua vez, é muito mais seguro do que um modelo manual. Afinal, além de a abertura e o fechamento acontecerem com muito mais rapidez, não será preciso descer do carro ou sair de casa para que isso aconteça, reduzindo a exposição dos moradores.

Autor: Guia de Investimento

Você pode gostar de ler também...