financiamento imobiliário
Mercado Imobiliário

12 Dicas para ser um síndico de sucesso

síndico

A função de síndico requer muitas habilidades diferentes, e é bastante complexa. Por isso, é preciso ter os procedimentos e ferramentas adequados.

Para ajudar neste trabalho, o Blog da Lopes fez uma lista com doze dicas para ser um síndico de sucesso. Confira:

Para ajudar na administração do síndico. 

1- O síndico deve programar uma pauta objetiva. Deixar os assuntos gerais para serem discutidos somente no final da assembleia

2 – Mantenha o Conselho informado sobre os balancetes e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.

3- Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas, não se esqueça que ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atenha-se ao preço, mas principalmente à qualidade.

4- Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio pode fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano, assim evitando aborrecimentos.

5 – Crie um fundo de reserva ele serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção com os moradores.

Cuide bem da segurança.

6- A combinação entre equipamentos de vigilância eletrônica, vigias 24 horas e procedimentos de moradores é uma das estratégias eficaz para inibir invasores.

7- Não permita a entrega de flores, pizzas, presentes e outros objetos no apartamento. O morador deverá ser chamado na portaria para recebê-los.

8 – Cuide dos muros do prédio é a melhor forma de prevenir a entrada de invasores. Recomenda-se sensores ou cercas elétricas.

9 – É fundamental que o síndico ou os funcionários estejam preparados para o atendimento de primeiros socorros, para isso busque e forneça treinamento aos funcionários.

Cuide do bem estar e meio ambiente

10- Investir em jardins e áreas de lazer nos condomínios é um benefício para os moradores e colabora com a qualidade de vida. Além de deixar o local mais bonito, para isso o síndico deve consultar um profissional habilitado, de preferência um paisagista.

11- Fique de olho nos reservatórios de água. Não deixe potes que possam acumular água nos jardins, verifique acúmulo de água em poços de elevadores e imóveis fechados. Assim evitando a dengue e doenças similares.

12 – Crie um sistema de captação de água. Com captação de água da chuva para utilizar na rega de jardins e descarga de vaso sanitário gerando uma economiza média 30% da água potável.

Confira outras dicas no blog da Lopes

Você pode gostar de ler também...