Mercado Imobiliário

Facebook: crie e administre sua página imobiliária

A smartphone user shows the Facebook application on his phone in Zenica, in this photo illustrationO Facebook hoje é provavelmente a rede social mais usada, tanto no mundo quanto pelos brasileiros. Se você está lendo esse post, existe uma grande chance de já possuir um perfil no Facebook que usa frequentemente, e muitas pessoas em seu bairro e cidade. Agora, como transformar todas essas pessoas em clientes em potencial?

Depois que o site de sua imobiliária já está pronto. Sua imobiliária já tem uma página no Facebook? Esse é um ponto importante que precisa ser esclarecido logo de início: precisa ser uma página, não um perfil. Entre as diferenças entre ambas, as mais relevantes é o número limitado de amigos que um perfil pode ter (5 mil) e as funcionalidades específicas que as páginas oferecem, como um acesso aos dados estatísticos e de acesso do usuários.

Se você é um corretor de imóveis, pode achar essas dicas muito úteis também, com algumas mudanças. Fazer uma página ainda é uma melhor ideia do que permitir clientes sejam seus amigos, pela sua privacidade. Também vai permitir que você adote uma persona mais profissional, enquanto em suas redes particulares poderá continuar com seu comportamento normal (o que ainda recomendamos que certos cuidados sejam adotados). Diferencie ambos afirmando a sua profissão no nome da página. Exemplo: se seu nome é João Fagundes, sua página seria chamada “João Fagundes – corretor de imóveis”. Se trabalha para uma imobiliária, é importante registrar o nome dela, e até compartilhar algumas das publicações deles.

Criando uma página no Facebook

Criar uma página é bem simples. Logo abaixo da opção para criar um perfil você consegue encontrar a opção de criar uma página:

fb - 1

A próxima opção vai ser selecionar se sua página é sobre um negócios locais ou local; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; artista, banda ou figura pública; entretenimento; e causas e comunidades.

Uma possibilidade, se você deseja criar a página de uma imobiliária, é selecionar a opção Negócio Local, Imóveis. Depois, será preciso preencher os campos com Empresa ou nome do local; Endereço; Cidade/estado; CEP; e Telefone. Depois, basta preencher as informações que o Facebook lhe pedir, para que a página fique o mais completa possível.

fb 2

 

 

Com relação a parte gráfica da página, é importante respeitar as medidas definidas pelo Facebook. Recomendo usar apenas o logo como perfil, e na capa colocar outras informações, como telefone e e-mail.

Com a página no Facebook, o objetivo agora é se concentrar em duas coisas: a divulgação dela e a produção de conteúdo.

Divulgação

Você criou a página agora, e precisa dos primeiros curtidores. O primeiro passo é chamar seus amigos no Facebook para curtirem sua página. É bem simples:

 

fb 3

 

Depois você pode enviar a página do Facebook através de e-mail marketing para seus clientes. Também pode divulgar em seu material promocional, como panfletos e cartões.

Se seus resultados estão abaixo do que esperava, uma opção é usar o serviço de links patrocinados do Facebook. As regras são semelhantes às do Google. Você opta por lances, ou de custo por clique (CPC) ou custo por mil visualizações (CPM). O Facebook usa um sistema simples para ajudar se você começou com sua primeira página. Para uma campanha realmente grande e com altos gastos, é recomendável usar consultar uma agência digital, para uma melhor compreensão dos gastos.

Produção de conteúdo

Não adianta você chamar os clientes para curtirem sua página se você não oferecer um conteúdo de qualidade. Além de ofertas de imóveis, conteúdo de qualidade é fundamental.

Você tem um blog, correto? Se sim, as redes sociais são um importante veículo para divulgar esse conteúdo. Se não, veja o post linkado e faça um.

Capriche nas artes, tudo sempre usando o mesmo padrão. Algumas frases motivacionais são interessantes, mas nunca em excesso. Postagem de imóveis devem sempre ser claras, com as informações mais necessárias para o cliente.

Não existe nada de errado com conteúdo como frases motivacionais ou “feliz dia do…”, mas cuidado para sua página não virar só isso. Eles podem ser usados como uma quebra para tornar a página menos sisuda, ou como tampão para um momento que não haja nada para públicar, mas se ficarem corriqueiros, sua página pode perder o sentido.

Se puder, faça vídeos e divulgue em sua página, para humanizar a marca e criar um vínculo com os clientes.

Use a internet como um veículo para a procura de conteúdo. Leia blogs para ter ideias, curta as páginas de outras imobiliárias, para analisar o trabalho deles e ver o que você acha que funciona e o que não funciona para você.

Se você for um corretor, a aproximação mais humanizada é ainda mais importante, pois será a sua imagem em tudo. Postagens no seu blog particular serão como sua voz falando sobre os assuntos desejados. Seus vídeos devem mostrar sua voz, ou seu rosto, falando sobre o tema desejado.

Com essas dicas você vai conseguir criar, promover e gerenciar sua página. Como sempre falamos quanto a isso, o importante a partir daqui é ser atento e adaptável, pois nem todos os conteúdos funcionam para todos os públicos, então é preciso ter a percepção do que está funcionando e o que é preciso alterar.

Boa sorte e boas vendas!

Você pode gostar de ler também...