Mercado Imobiliário

Financiamento de Imóveis: Veja como se preparar

Um dos grandes momentos da vida chegou e, finalmente, a casa nova está se tornando realidade. A aquisição do primeiro imóvel é uma daquelas datas que você se lembrará para o resto da vida, data esta que foi sonhada por um grande período. Porém, antes de finalizar e então concretizar esse sonho, existem as burocracias que podem fazer parte das suas preocupações. Caso não disponha de todos os recursos necessários para a transação, uma delas é o financiamento imobiliário.

Poucas pessoas possuem o montante necessário e com isso o financiamento torna-se a solução. Porém, não é nada fácil assumir esse financiamento, se não houver um planejamento e uma organização prévia.

Confira algumas dicas de como se preparar para esse financiamento.

 

calculator-385506_1920

 

Conheça o financiamento

Antes de qualquer coisa, entenda como ele funciona (suas regras), para conseguir ver se será possível concretizá-lo. Alguns exemplos: para financiar um imóvel precisa ser brasileiro ou ter visto permanente no país; precisa ser maior de 18 anos ou ter 16 anos e ser emancipado, e ter condições pagamento.

Simulação

Para saber quanto pode-se gastar na compra de um imóvel financiado, é preciso primeiro ter o valor que seria investido mensalmente nas parcelas. Escolha o imóvel e faça uma simulação com a CrediPronto*. Coloque no simulador o valor total e quanto você poderá dar como entrada. Depois, preencha o número de parcelas e pronto.

 

*A CrediPronto é uma empresa de consultoria especializada em financiamento imobiliário. Foi criada por meio da associação entre duas empresas que são referências no mercado imobiliário e financeiro do Brasil: a Lopes e o Itaú.

 

Ao menos 30% na entrada

Tente no mínimo dar 30% de entrada, pois quanto maior a entrada menor os juros que pagará no decorrer dos anos de financiamento. Usar o dinheiro do FGTS é uma das dicas para alcançar essa porcentagem.

Não gaste mais que 30% de sua renda mensal

Arriscar mais do que 30% de sua renda no parcelamento imobiliário não é uma boa ideia, visto que podem haver surpresas não muito agradáveis no fim do mês. O ideal, também, é possuir uma reserva para eventuais pontos fora da curva.

Planejamentos de gastos

O primeiro passo para um bom planejamento é decidir um preço médio do imóvel que você deseja e um valor para dar de entrada. Após, será preciso organizar os gastos para que sua família tenha noção de quanto conseguirão pagar por mês.

A grande dica é criar uma planilha com todos os gastos que a família possui, desde parcelas fixas, como mensalidades, contas de luz, de água, etc., até valores mínimos gastos no lanche da tarde. Com isso você terá a verdadeira noção do que poderá cortar ou não.

Depois de analisar todos esses pontos, chega a hora de comprar o tão sonhado imóvel.

 

Veja também:

+ Conheça os diferentes tipos de financiamento imobiliário

+ Já pensou simular seu financiamento imobiliário em instantes?

+ Saiba quais os documentos necessários para contratar um financiamento de imóvel

 

Você pode gostar de ler também...