Vantagens e desvantagens da garantia na locação de imóveis
Mercado Imobiliário

Saiba as vantagens e desvantagens das garantias para locação de imóvel

Existem muitas dúvidas que cercam o mundo do mercado imobiliário, principalmente quando se trata de locação. Hoje, alugar um imóvel é uma das alternativas mais utilizadas por pessoas que procuram residências próximas ao trabalho, a faculdades e a uma boa infraestrutura de comércio.

Locação de imóveis
Mas, para que a locação ocorra com sucesso, é necessário uma série de passos importantes, que você pode acompanhar no Guia de Aluguel de Imóveis. Aqui, tiraremos suas dúvidas sobre garantia, um dos itens mais importantes dentro da negociação.

“A garantia é uma forma de proteger o proprietário do imóvel contra inadimplências e possíveis prejuízos. Ela é obrigatória em uma locação de imóveis e por isso é interessante que você saiba sobre cada uma delas”. 

Conheça agora os tipos de garantias e quais suas vantagens e desvantagens.

Caução

Caução

É uma das modalidades mais tradicionais, mas que vem caindo nos últimos anos devido ao surgimento de outros tipos de garantia. A caução é o depósito em dinheiro de até 3 alugueis realizado pelo locatário em uma conta conjunta aberta entre locador e locatário.

Vantagem: Na devolução das chaves, o valor é devolvido ao locatário com juros e correções, como em uma conta poupança. Por não necessitar de uma terceira figura, o processo é menos burocrático e garante segurança ao locador e locatário.
Desvantagem: O alto valor pode pesar no bolso e impedir a utilização da caução como garantia.

Caução Real 

A caução real é o uso de bens como garantia. Podem ser carros, imóveis e até bens semoventes, como gados e cavalos.

Vantagem: Como o próprio bem é usado como garantia, despensa-se o uso de dinheiro.
Desvantagem: A caução em bens móveis deve ser registrada em Cartório de Títulos e Documentos, o que pode tornar o processo mais burocrático.

Fiador

Fiador

É quando um terceiro assume o papel de fiador e realiza o depósito de até 3 alugueis.

Vantagem: O fiador assume o valor de garantia, não sendo necessário despender qualquer quantia de dinheiro.
Desvantagem: Encontrar um fiador pode não ser tão fácil devido ao alto valor gasto e a algumas regras, como ter um imóvel em seu nome na própria cidade em que o locatário pretende alugar um imóvel.

Seguro Fiança

É um serviço contratado pelo locatário junto a uma seguradora, que cobre eventuais atrasos de aluguel e outras despesas relacionadas, como condomínio e danos no imóvel.

Vantagem: A vantagem para o locatário é que, em comparação com a caução, o valor exigido é bem menor, girando em torno de 130% do valor do aluguel. Outra vantagem é que este saldo pode ser parcelado.
Desvantagem: A desvantagem do seguro fiança é que o serviço é contratado pelo locatário, que arca com todas as suas despesas. Além disso, o seguro é válido apenas por um ano, sendo necessária sua renovação. Necessita de aprovação pela seguradora. O valor gasto com o seguro não é revertido ao locatário ao término do contrato como nas garantias de caução.

Título de Capitalização

O título de capitalização funciona como um título comum comercializado em bancos. A diferença é que, em caso de inadimplência, o proprietário fica com o valor do título, estipulado no início do contrato.

Vantagem: O locatário concorre a sorteios mensais pela Loteria Federal e tem seu valor devolvido ao final com correções monetárias. Valores flexíveis.
Desvantagem: O valor pode ultrapassar 3 aluguéis, uma vez que a negociação é realizada entre locador e locatário.

Você pode gostar de ler também...

3 Comments

  1. Avatar
    José says:

    Tenho uma dúvida do meio de garantia como fiador… Se tem um fiador como garantia de locação, a pessoa é obrigada a pagar o atual mês antes de entrar no imóvel ou só paga quando o atual mês vencer?

    1. Avatar

      Olá José, tudo bem?

      É comum que o pagamento do primeiro aluguel seja realizado antecipadamente, antes de entrar no imóvel. No entanto, isso não é uma obrigação, e sim uma prática de mercado. Nos demais meses, o aluguel é sempre pago após os 30 dias de utilização. Ou seja, se você antecipar o primeiro aluguel, você só pagará o próximo após 60 dias. Essas regras valem para todo o tipo de garantia, não só para fiador.

      Espero que eu tenha ajudado você nessa, José.

      Abraços

  2. […] Saiba as vantagens e desvantagens das garantias para locação de imóvel […]

Comments are closed.