Mercado Imobiliário

Home Office: 6 Dicas para transformar seu escritório em um ambiente mais produtivo

home-office-1

 

Já parou pra pensar se a decoração do seu ambiente de trabalho é favorável para a produtividade? Caso não, te aconselho a checar isso urgentemente. Durante a minha carreira, tenho inspirado empreendedores a abrir negócios do zero.

E um dos pontos que percebi ao longo do tempo é que bons ambientes geram grandes ideias. E boas ideias podem ser melhor executadas em locais que inspiram a criatividade. No fundo, o investimento que as empresas fazem no bem-estar corporativo remete a princípios básicos da saúde humana, assim como a importância de se movimentar, o acesso a luz do sol, ao ar puro e à comida saudável.

Estar disposto a integrar esses elementos a nossos postos de trabalho, com sabedoria, melhora significativamente nossas vidas como um todo, estendendo-se para tudo que fazemos além do expediente. E isso vale tanto para um “home office”, quanto para escritórios tradicionais corporativos.

O Home Office, a decoração e seus rendimentos

Foto1

Primeiro, pense o básico: o lugar onde você passa a maior parte do seu dia é o protagonista da sua produtividade. Afinal, você ganha dinheiro e paga suas contas ali, certo? Trabalhar em um ambiente que não seja agradável, confortável, limpo e organizado vai prejudicar o seu rendimento. Isso é inevitável.

Você fica mais estressado e incomodado, às vezes sem perceber. E você não produz o suficiente. Já pensou que isso pode diminuir até mesmo o seu lucro? Especialmente para quem trabalha de forma autônoma.

Exemplos das Empresas de Tecnologia do Vale do Silício

IMG_4950

 

As start-ups americanas (como Google, Facebook, Twitter) são conhecidas por oferecer uma decoração incrivelmente inspiradora. Eu mesmo já visitei várias delas e fiz um post que você pode ler aqui. Sério, eu fiquei impressionado como os americanos levam a sério a ambientação corporativa.

Nestas empresas, o principal ativo de valor é a criação de produtos e tecnologias disruptivas. E tudo isso é feito por pessoas. A decoração do escritório é estritamente desenhada para fertilizar a produtividade e a criatividade. Também existem certos diferenciais que acabam retendo melhor seus colaboradores.

São espaços de lazer, de convivência, academias, salas de jogos, cafeterias e restaurantes, tudo internamente. Sem contar no que eles costumam chamar de “perks”, ou seja, os agrados em forma de salgadinhos, chocolates, sucos e até cerveja que ficam disponíveis gratuitamente no escritório.

Eu percebi que nessas empresas existe até mesmo uma certa competição para ver qual delas proporciona a maior quantidade de “perks” para a equipe. No entanto, caso você esteja começando do zero, em sua casa, você pode se inspirar nesse conceito para aprimorar o seu próprio ambiente, sempre pensando em como estimular a criatividade de acordo com os seus recursos pro momento.

Vamos às Dicas de Decoração e Produtividade para seu Escritório ou Home Office

1 – Tenha um ambiente mais aberto e iluminado

home-office-aberto

Parece óbvio, mas é fundamental que o seu ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório, seja decorado para permitir a livre circulação do ar e das pessoas. Eu já visitei escritórios que mais parecem um caixote. E isso acaba mexendo com o seu humor. Trabalhar em um ambiente fechado, com muitos utensílios, móveis e armários dá a impressão de um local apertado e poluído. Neste sentido, menos é mais.

Como nenhuma pessoa normal consegue ficar oito horas diárias seguidas sentada na mesma posição, tenha em mente que é preciso andar, se refrescar, tomar um ar e um café. Isso é fundamental para a sua saúde e dos colaboradores. Será que o seu local de trabalho está perfeito a ponto de não precisar de um ajuste?

2 – Garanta que tudo o que você precisa estará à mão

 

Foto2

Na decoração de seu escritório ou ambiente de trabalho, procure ordenar as coisas que você precisa. Pense em uma determinada ordem de preferência e frequência de uso. Os materiais que você usa mais frequentemente, todo dia ou toda hora, precisam estar à mão com facilidade.

Algum material, objeto, livro ou manual que você precisa consultar ou utilizar com menos frequência não precisa ficar tão próximo quanto o seu caderno ou seu telefone.

Eu tenho uma percepção pessoal muito clara sobre isso: entulho gera entulho. Então tente se livrar semanalmente dos papéis e excessos do dia a dia.

3 – Prefira cores que despertem a atenção e a criatividade

Foto3

 

O ambiente de trabalho geralmente é decorado tendo por bases as cores branco e cinza. O branco destaca a limpeza, a tranquilidade e a luminosidade. O cinza é utilizado para ressaltar as outras cores, e funciona com boa neutralidade.

Pesquisas científicas demonstram que as cores influenciam no comportamento das pessoas. E com a decoração do escritório não é diferente. É importante ter um ambiente limpo e tranquilo, mas você pode combinar as cores vermelho e laranja – que despertam a atenção e a curiosidade – e o verde – que estimula a criatividade – para comprar os seus utensílios de escritório.

Mas cor é um assunto muito pessoal. Então eu recomendo você pesquise um pouco sobre o tema Psicologia das Cores, ou leia este post do Viver de Blog para abrir a sua cabeça.

4 – Decore seu escritório de acordo com o tipo de trabalho desenvolvido

 

FOto44

 

Se você trabalha em casa, tenha a noção de que é preciso atenção ao decorar e ambientar seu local de trabalho. Tenha como foco a atenção e a disciplina. Por isto, prefira um ambiente separado que propicie isto, assim você poderá separar as atividades de casa com as atividades profissionais.

Agora, se você trabalha em um escritório, ou ainda, é o responsável direto pela decoração e arranjo do ambiente, tenha em mente o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Em locais com intensa atividade individual e cerebral, os ambientes do escritório devem ter uma decoração que propicie a atenção e reflexão individual, e a privacidade.

Se o tipo de trabalho a ser desenvolvido precisa de outras pessoas, como equipes de trabalho, a decoração do escritório deve fomentar o compartilhamento de ambientes e de idéias.

Foto4,

Com isso, mesas de reunião com cadeiras confortáveis, ambientes mais abertos e mesas de trabalho sem divisórias são fundamentais.

Em todos os casos, permita uma combinação de decoração de escritório que tenha ambientes privados – para reuniões fechadas e trabalho particular – e ambientes compartilhados – para momentos de descanso ou de brainstorming.

5 – Atendimento a clientes

Foto 5

Se o seu escritório, em casa ou em ambiente profissional, tem como objetivo o atendimento pessoal aos seus clientes, você precisa de atenção redobrada. Decore seu escritório de maneira que seu cliente tenha sempre vontade de voltar para lá.

Cadeiras confortáveis, local para atendimento mais impessoal, e ambientes mais organizados e limpos sempre chamam a atenção. Procure atrair clientes pela simplicidade e pelo conforto.

Quando a decoração do seu escritório tem muitas informações, isto pode ser um descuido. O seu cliente deve pensar em adquirir e comprar o seu produto ou serviço. E neste ponto, quanto menos distração melhor!

6 – Ergonomia, a saúde no trabalho

Foto 6

A saúde do trabalho é um item fundamental na decoração de escritórios. Os aparelhos e móveis não precisam ser só bonitos, tem também que ser funcionais e confortáveis. O investimento em boas cadeiras e mesas tem retorno garantido, pois de maneira mais cômoda você e sua equipe poderão produzir mais e melhor.

Na decoração das mesas de trabalho, tenha a preocupação de não causar desconforto no trabalho. E além disto, um ambiente bem iluminado diminui o esforço visual, diminuindo também a fadiga pelo dia de trabalho.

Conclusão

Trabalho é trabalho em qualquer lugar do mundo. Basta você ter a consciência de que investir no seu escritório é investir em você. E trabalhar para conquistar seus objetivos depende de muita inspiração. A organização pode ser a chave para o seu sucesso.

Caso você queira outras ideias sobre como ambientar e decorar seu local de trabalho, dê uma olhada nos artigos abaixo:

50 dias para decoração do seu home office, do Blog Dicas de Mulher

Stylish Home Offices & Decorating Ideas, do Blog House Beautiful (em inglês)

Create an Inspiring Workspace With These 29 Home Office Ideas, do Blog Country Living (em inglês)

Dicas práticas para decorar e organizar o escritório, do Blog Finanças Femininas

Seção de Home Offices, da Revista Casa Linda

Post originalmente publicado por Marcelo Pimenta no Blog Business Ideas.

 

Você pode gostar de ler também...