É vantajoso comprar um imóvel à vista? Tire as suas dúvidas
Mercado Imobiliário

É vantajoso comprar um imóvel à vista? Tire as suas dúvidas

A compra de um imóvel alguns anos atrás era o sonho de toda a população, porém esta não é uma tarefa simples e representa um alto investimento, principalmente para quem deseja pagar o imóvel à vista. Essa escolha de como será feito o pagamento é a parte mais importante de todo o processo. É muito importante analisar com calma, todas as opções disponíveis e viáveis para o seu orçamento, para que no final as finanças da sua família não sejam prejudicadas.

Se uma das suas metas é pagar o mínimo possível por um imóvel, adquirir à vista é a opção mais viável. Quando o comprador tem todo o dinheiro necessário guardado, fica mais fácil negociar e conseguir um ótimo desconto.

Veja também

+ Como conquistar o sonho da casa própria?

Outra questão que precisa ser levada em consideração é a disciplina necessária porque para arrecadar a quantia total, vai ser preciso separar uma quantia mensal e ter a capacidade de não mexer nele por nenhum motivo. Por isso, é muito importante fazer as contas para ver o que é possível separar do orçamento sem apertar as finanças.

Fuja das burocracias de um financiamento

Por mais que existam diversos bancos e até opções direto com a própria construtora, o processo pode ser burocrático. Por questões de segurança, a análise para liberação de crédito imobiliário é complexa.

Se você tem condições de pagar tudo de uma só vez, para que se preocupar com isso? Evite as burocracias do financiamento.

Outro ponto de vista

Agora que você está feliz com o seu novo imóvel quitado, você precisa de dinheiro para a reforma ou para os móveis, não é mesmo? Por isso lembre-se, ao pagar de uma só vez, você pode ficar sem nenhuma economia e, se precisar do dinheiro para uma emergência, não o terá em suas mãos, afinal você comprou um imóvel.

É por isso que, antes de comprar o imóvel, é preciso avaliar bem. Afinal, ninguém conhece melhor a sua situação financeira do que você mesmo.

Leia mais:

+ O que é a taxa Selic e como ela influencia o financiamento de imóveis?

+ Entenda a diferença de Contrato, Escritura e Registro de imóvel

+ Decoração de quarto de casal

Você pode gostar de ler também...