casal com criança dentro de nova casa
Mercado Imobiliário

Imóvel na planta ou pronto para morar. O que é melhor para mim?

Se você está no momento de ter seu próprio lugar, já deve ter se perguntado: como decidir entre um imóvel na planta ou pronto para morar? 

Para te ajudar a tomar essa decisão com responsabilidade e segurança, separamos as principais vantagens e desvantagens de cada negócio. Confira abaixo.

Comprar imóvel na planta 

Um imóvel caracterizado como lançamento pode ser comprado ainda na planta, no seu processo de construção, na fase final ou prestes a ser inaugurado. 

Vantagens:

A principal vantagem do imóvel adquirido como lançamento são as condições de pagamento. Assim, o comprador não precisa ter todo o valor em mãos, mas pode pagar as parcelas no decorrer da obra -que leva de 30 a 36 meses- e financiar o restante após a entrega das chaves. 

Para quem tem uma quantia guardada, quanto mais conseguir antecipar os valores, maior o desconto que pode conseguir no lançamento. 

Além disso, a sensação de ter um imóvel novinho e com todas as conveniências alinhadas às últimas tendências é incrível. 

Desvantagens:

Quem compra um imóvel na planta precisa ter um pouco de paciência para aguardar o empreendimento ficar pronto. Outro ponto de atenção é pesquisar o histórico da incorporadora ou construtora responsável para ficar mais seguro na hora de fechar negócio.

Comprar imóvel pronto para morar

Quando falamos de um imóvel pronto, ele já está construído, podendo ser novo ou já habitado por outros moradores.

Vantagens: 

O comprador que tem mais pressa para fazer a mudança tem no imóvel pronto a melhor opção. 

Para fechar negócio, o comprador pode recorrer ao saldo do FGTS para pagar a entrada e financiar o valor restante com uma instituição bancária.

Desvantagens:

Normalmente o comprador de imóvel pronto tem que estar preparado financeiramente para desembolsar mais recursos à vista, se comparado com o lançamento. 

No caso de um imóvel antigo, é fundamental ficar atento às possíveis manutenções e reformas. 

Agora que você já sabe as principais diferenças entre comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, é hora de pensar na opção que combina com você e suas expectativas e começar a sua jornada.

Se surgir alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário.

Leia também:

+ Entenda como é calculado o valor do seu condomínio

+ É vantajoso comprar um imóvel à vista? Tire as suas dúvidas

+ Conheça os melhores Bancos para fazer um financiamento

Você pode gostar de ler também...