Mercado Imobiliário

Entenda o que é preciso fazer para dar lance no consórcio

Os consórcios são interessantes para pessoas que desejam comprar um serviço, bem móvel ou imóvel, reformar, construir ou mudar de apartamento. Com eles, os consorciados conseguem realizar os seus sonhos e pagar as parcelas conforme couberem no seu bolso. Mas para receber a carta de crédito antecipadamente, é necessário entender os lances.

Neste post, vamos explicar o que são os lances no consórcio e qual é a sua finalidade. Além disso, vamos apontar os tipos existentes e mostrar como dar lance no consórcio, após compreender as regras, tais como o acompanhamento do calendário das assembleias e do histórico do grupo. Aqui, você vai conhecer detalhes sobre amortização de valores e parcelas.

Deseja obter mais informações sobre lance no consórcio? Acompanhe a leitura!

Como funcionam os lances no consórcio?

Uma das maiores vantagens do consórcio é que o participante do grupo paga apenas as taxas do imóvel referente à administração, ao fundo de reserva e ao seguro, mas não precisa lidar com juros. O lance é uma possibilidade de antecipar o pagamento das parcelas para receber a carta de crédito antes dos outros interessados, dando o valor maior.

Dessa maneira, se o consorciado tiver um montante disponível para investir, poderá fazer uma proposta à instituição financeira e escolher o que deseja comprar. Porém, algumas regras precisam ser cumpridas de acordo com os detalhes do processo, o contrato assinado, os prazos e os tipos de lances aceitos pelos administradores.

Quais os tipos de lance existentes no consórcio?

A maioria das pessoas não conhece os tipos de lance que podem ser dados pelos consorciados. Caso você tenha interesse em consórcios, deve conhecer como as ofertas são realizadas para a obtenção antecipada da carta de crédito. Veja a seguir as características dos lances mais comuns em consórcios!

Lance fixo

Nesse tipo de lance, a instituição financeira estipula um valor fixo em forma de percentual para que o consorciado obtenha o crédito. O consorciado pode verificar qual é a quantia para dar o lance. Se outro participante ofertar o mesmo montante, os administradores seguirão os critérios contratuais para determinar quem ganhou o direito de usufruir da carta de crédito.

Lance livre

O lance livre é o mais praticado nos consórcios. O integrante do grupo oferta a quantia que deseja, podendo variar de 1% a 100% do valor total. Todavia, a instituição administradora pode definir uma quantia mínima a ser ofertada. Do mesmo modo, se dois ou mais consorciados empatarem no valor proposto, as regras do contrato serão seguidas pelos responsáveis.

Quais os passos para dar o lance no consórcio?

A estabilidade financeira é crucial para quem deseja fazer um consórcio e dar o melhor lance. Leia cuidadosamente o contrato e tire todas as suas dúvidas, antes de assinar o documento para entender como funcionam as regras. Não deixe passar despercebidos detalhes relevantes. Observe abaixo os passos para dar lance no consórcio!

Faça uma planilha

Coloque os gastos em uma planilha para depois formular a sua estratégia. Seja corajoso, mas tenha em mente que se trata de uma tentativa. Ao dar um lance, ninguém tem certeza absoluta de que será contemplado, contudo, se outra pessoa ofertar um valor maior, você não será obrigado a manter a proposta.

Se ainda tiver em dúvida, compare: Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção para você?

Verifique o histórico do grupo

Quando você conhece a capacidade de oferta dos outros consorciados aumenta suas chances de ganhar. Para ser contemplado, é primordial apresentar uma oferta maior que a dos outros participantes. Avalie os valores oferecidos pelos componentes do grupo em outras assembleias e acompanhe todas as reuniões.

Acompanhe as assembleias

Esteja atento ao calendário de reuniões do grupo e não deixe de estar presente nas assembleias realizadas entre os consorciados. Com base nas informações obtidas, faça um planejamento de acordo com as suas condições financeiras.

Enfim, agora você já entende o que é preciso para dar lance no consórcio! Considere todos os pontos descritos neste conteúdo para acertar na quantia oferecida. Verifique o limite do valor que pode ser proposto e confira a situação do mercado, pois a economia também interfere nas possibilidades de outras pessoas pagarem quantias mais elevadas!

Ainda tem dúvidas sobre consórcios? Entre em contato conosco e apresente seus questionamentos!

CrediPronto

A única empresa especializada em consultoria de financiamento imobiliário do país. Conheça todos os benefícios e veja o porquê de fazer o financiamento do seu imóvel com a CrediPronto.

Você pode gostar de ler também...