A Lopes recebeu ontem, pela 26ª vez consecutiva, o prêmio Top Imobiliário na categoria “Vendedoras”, embalada pelo aumento de sua participação do mercado da Região Metropolitana da Grande São Paulo. No ano passado, a Lopes participou de 41% do mercado imobiliário desta área, ante 37% no ano anterior.
De acordo com informações da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), a Lopes participou de 43 lançamentos que somam mais de 7,2 mil unidades e valor geral de vendas (VGV) de R$4,2 bilhões.
O movimento de retomada do mercado mostrou-se nos resultados da Companhia, que registrou uma aceleração dos negócios no último trimestre de 2018. “No último trimestre, dobramos nosso VGV certificado”, diz a diretora executiva da Lopes, Mirella Parpinelle, admitindo as dificuldades enfrentadas no ano passado. “Realmente foi um ano bem difícil. Colocamos uma meta para fechar o ano, mas não esperávamos que fosse assim. Houve dez emendas de feriados e a Copa do Mundo. E ao final nos deparamos com indefinição política e com a greve dos caminhoneiros, que atrapalhou bastante.”
A estratégia para o sucesso foi o trabalho em campo ao lado dos corretores. “Toda a diretoria da empresa foi para os plantões fazer esse trabalho junto com os vendedores”, diz ela. “Nós capacitamos muito nossos profissionais, adotando treinamento técnico e de vendas. Trabalhamos bastante esse pilar de venda e também fizemos um trabalho muito forte com nossa equipe do digital.”
Em 2019, o desempenho das intermediações será melhor. “No ano passado, 40% do que lançamos foram produtos do Minha Casa Minha Vida (MCMV), mas neste ano, este número deve ser menor, vai crescer a participação de apartamentos de alto e médio padrão”, Mirella completa.
Apesar das dificuldades, dados do Sindicato da Habitação (Secovi) mostram que em 2018 foram vendidas 29,9 mil novas unidades em São Paulo, elevação de 26,7% sobre 2017. E o lançamento de 32,76 mil unidades ficou 4,4% acima do volume registrado em 2017.