Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário está investindo em saúde e bem-estar para alavancar as vendas.

O mercado imobiliário, após o período de decadência, começou a dar sinais de vida em 2018, e, de acordo com estimativas, em 2019 os impactos deste crescimento será mais visível. Com as expectativas grandes, investidores visionários entendem que o processo é calmo, entretanto sabem que o momento de plantar a semente pode ser agora. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) o primeiro trimestre de 2018 teve um aumento de 30% nos lançamentos em relação ao mesmo período de 2017, e o  SECOVI ( Sindicato da habitação), afirma que no estado de São Paulo, dentro do  acumulado de 12 meses ( Fevereiro de 2018 a janeiro de 2019) teve um total de 29.859 unidades vendidas, apresentado um aumento de 20,9% quando comparado ao período anterior. Apesar da expectativa de melhoria, o mercado tem investido em alternativas para alavancar as vendas.

Quais eram as principais garantias de que o mercado estaria favorável em 2019?

Todos sabemos que este mercado pode servir como termômetro da economia, então tentar esperar que os estudos tragam uma resposta exata é perder tempo, todavia, existe alguns fatores, além dos já citados, que poderiam trazer esperança, como a redução da taxa de desemprego, a facilidade do financiamento imobiliário, aumento das unidades comercializadas, dentre vários outros. Mesmo estando iniciando 2° Trimestre de 2019, podemos ver que alguns fatores poderão não atender as expectativas, porém, outras alternativas para alavancar as vendas estão sendo feitas, como a aposta na saúde e bem-estar.

Como o bem-estar e a saúde pode ajudar o setor imobiliário e alavancar as vendas em 2019?

Quem depende diretamente deste setor, tem o dever de estar antenado nas tendências sociais que impactam diretamente o mercado. Hoje em dia, ficou ainda mais fácil identifica-las e descobrir o que irá atrair um público direcionado para as vendas, pois a tecnologia está aí para atuar a nosso favor, então não hesite em usar todos os meios de comunicação a seu favor. Está mais que claro que a onda da “vida saudável” veio com tudo, e cada dia que passa aumenta o número de pessoas que estão preocupadas com a saúde e bem-estar, englobando alimentação saudável, exercícios e práticas para acalmar a mente. Vamos entender detalhadamente.

Exercícios:

Já é bastante comum encontrarmos empreendimentos com academias, piscinas, tornando o básico para atrair novos compradores, entretanto, o cenário tem mudado, e construtoras e incorporadoras estão investindo pesado neste setor e fugindo do básico. Os novos empreendimentos estão vindo equipados com pista de corrida, quadras poliesportivas, estúdio de pilates e até boliches. Vamos concordar que poder praticar todas estas atividades sem sair do condomínio é um chamativo significante.

Beleza e bem-estar:

Os novos empreendimentos começaram a apostar em espaços de beleza, muitas vezes chamado de “Beauty Care”, onde homens e mulheres poderão cuidar da beleza sem sair de casa, alguns, mais luxuosos, montam um verdadeiro SPA, com sauna, sala de massagem e estética, tornando um diferencial para as vendas.

Espaço Zen:

Acredita-se que este seja um ponto bastante positivo para quem está pensando em fazer um projeto inovador e com grande alcance em vendas, pois as práticas de aquietação da mente e curativas, como meditação, reiki , yoga, está em constante crescimento. Pensando nisto, os arquitetos, juntamente com as construtoras, estão desenvolvendo projetos de áreas comuns onde contemplam estes espaços, dando um up importante nas vendas.

O que esperar dos próximos trimestres de 2019

Os estudiosos e especialistas no assunto tem uma grande porcentagem de acerto em suas previsões, apesar que este mercado é imprevisível. O primeiro trimestre do ano já passou, e mesmo que muitas previsões feitas no ano anterior ainda não foram concretizadas, o que nos reta é acreditar, seja na economia ou através de inovações nos novos empreendimentos.

Autor: Eduardo Saad, engenheiro civil, especializado em avaliações e perícias da engenharia.

Você pode gostar de ler também...