Já era conhecido que mulheres pesquisam mais do que homens antes de comprar itens como roupas, calçados e afins, mas levantamento realizado pelo portal imobiliário VivaReal mostrou que esse comportamento existe também para aquisição de imóveis: são elas que enviam maior número de contatos a corretores e imobiliárias pelo portal.
A pesquisa foi feita com uma amostra de 2,2 mil usuários que visitaram o site em um período de 5 meses (novembro de 2013 a março de 2014). Neste tempo, os visitantes enviaram um total de 9,5 mil leads– ou seja, preencheram o formulário de interesse ou acessaram o contato de telefone do anunciante. Enquanto cada homem enviou em média 3,9 contatos, a média das mulheres foi 4,6.
“Observamos que a mulher pesquisa mais, mas não somente na compra de imóvel. Este fator está ligado ao perfil delas como consumidoras”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de marketing do VivaReal. Segundo Iannuzzi, para comprar, a mulher normalmente carrega consigo fatores mais subjetivos e emocionais do que os homens. Isso as leva a prestar mais atenção a detalhes de acabamento do imóvel e até mesmo a serem mais abrangentes em relação às suas características, como valor, número de cômodos e metragem.
Já os homens, fazem sua busca de forma mais objetiva: possuem claro o tipo e tamanho do imóvel, bairro em que querem morar e faixa de preço que pretendem investir. Eles entram em contato apenas com os imóveis que realmente se enquadram em seu plano de compra.
Segundo a pesquisa, as cidades em que as mulheres são mais engajadas nas buscas em relação aos homens são Fortaleza (enviam 44% mais contatos), Florianópolis (37%) e Salvador (36%). Mas apesar de as mulheres serem a maioria nas buscas e também as mais criteriosas, os homens ainda aparecem como maioria entre os proprietários de imóveis: entre os pesquisados, 12% dos homens já tinham imóvel próprio, enquanto entre as mulheres apenas 9%. “Isso acontece porque mesmo com a valorização do papel da mulher no mercado de trabalho e nas famílias, em muitos casos ainda é o homem quem toma a decisão final na compra de bens de alto valor”, finaliza Iannuzzi.