nordeste boneco
Cultura Mercado Imobiliário

Dia do Nordestino

Dia do Nordestino

Comemorado hoje (02/08) em São Paulo o dia do Nordestino, a marca homenageia a data da morte do músico brasileiro:

Luiz Gonzaga do Nascimento  o eterno Rei do Baião, que faleceu em 2 de agosto de 1989.

Sendo tido como um dos grandes porta-vozes da cultura nordestina.shutterstock_450883930
O pernambucano Luiz Gonzaga foi o precursor do baião, ritmo que ao lado de outros como xote, xaxado e côco fazem parte do chamado forró.

Vários artistas deram continuidade ao legado de Luiz Gonzaga, como é o caso de Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Waldonys.
Luiz Gonzaga encantava a todos tocando melodias da região e cantado letras descrevendo os costumes do nordeste brasileiro.

Além de sempre trajar no seu tempo o chapéu e o gibão de couro, que são peças indispensáveis na vestimenta tradicional dos nordestinos.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros.

O genial instrumentista e sofisticado inventor de melodias e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções como:

Asa Branca”, “Vida de Viajante”, “Feira de Caruaru”, “Riacho do Navio”, entre tantas outras que já foram regravadas em diversas outras línguas.

 

Como destacou Ana Krepp, da Revista da Cultura:

“O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original, de popular. De 1946 a 1955 foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados e mais de 80 milhões de cópias vendidas.

Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Em 2 de agosto de 1989, morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Recife – Pernambuco.

Você pode gostar de ler também...