Mercado Imobiliário

O estande – uma viagem mágica entre o “espaço” e o “lugar”

Por Arq. Flavio Westmann para SerImovel

1

Quem já passou pela experiência de buscar um novo imóvel, com certeza, em algum momento, teve a experiência de conhecer um estande de lançamento, ou para quem não está acostumado o chamado “imóvel na planta”.

Neste local, somos capazes de assumir a aquisição de um dos maiores sonhos de nossas vidas, cujo valor e prazo de pagamento, na sua maioria, representam anos e anos de muito trabalho.

E, o mais incrível, é que, neste momento da compra, ele, absolutamente, ainda, “não existe”, ao menos no mundo “concreto”.

Como transformar um “terreno vazio”, onde ás vezes, nem conhecemos a região e chegamos com o “Waze” em uma referência de um futuro “lar”.

Pois bem, já reparou que ao entrar em um plantão, alguns dos primeiros painéis visíveis que o corretor lhe apresenta localizam o terreno em relação ao bairro, a região e muitas vezes até em relação a cidade (dependendo da envergadura do empreendimento).

Também, costumam indicar as principais referências em termos de transportes, comércio, serviços e cultura e, desta forma, você começa a “sentir” que aquele local, já é, um pouco mais familiar, passando a ter dimensão das distâncias entre seu trabalho, seus parentes, suas atividades sociais, recreativas e culturais.

Chamamos a isto de sua localização no macro da cidade.

* Foto da maquete de localização Macro do empreendimento New Way – Flavio Westmann
* Foto da maquete de localização Macro do empreendimento New Way – Flavio Westmann

Um pouco mais a frente, o corretor lhe apresenta uma grande maquete, mostrando em detalhes o volume da edificação, a fachada os recuos, os materiais, os acessos, as áreas de lazer externas (até internas) e o paisagismo.

Tem até um homenzinho sentado no jardim e outro de pé no terraço e, desta forma, você começa a ter referências da escala do empreendimento, se desligando de que está, apenas, em um terreno vazio.

*foto da maquete no empreendimento “Jardim das Perdizes” – Flavio Westmann
*foto da maquete no empreendimento “Jardim das Perdizes” – Flavio Westmann

*Foto da maquete do empreendimento Time no Jardim das Perdizes – Flavio Westmann

Nesta pequena viagem, o corretor passa a lhe mostrar vários quadros com imagens em perspectivas internas das áreas da edificação como: hall de entrada, espaço gourmet, academia, praças e outras. Neste ângulo de visão você já é o usuário e está inserido na edificação. A seguir, lhe encaminha para as plantas e perspectivas das unidades com desenhos em detalhes da sala, terraço, cozinha, dormitórios e todos os espaços pertinentes.

A esta altura, no caminhar do macro para o micro, você tem apenas um desejo restante: entrar na “casa dos seus sonhos” é quando, então, o corretor lhe convida para conhecer o apartamento “decorado”.

Na entrada, já tem uma visão ampla da sala, da luz que vem pelo terraço, da integração da cozinha, do conjunto da mobília e da amplitude do apartamento.

Começa, então, a percorrer a sala e reparar em uma linda mesa de vidro preparada para um jantar para 6, 8, 10 pessoas que a cozinha está integrada com uma bela ilha de granito com um “cooktop” e, que ao lado tem uma aparador, uma sala de estar com uma deliciosa “chaise long” em frente a um rack com uma TV de Led e vai circulando.

*Foto do apartamento decorado pela Arq. Fernanda Marques – Jardim das perdizes – Flavio Westmann
*Foto do apartamento decorado pela Arq. Fernanda Marques – Jardim das perdizes – Flavio Westmann

Entra no terraço gourmet, onde  uma bela churrasqueira divide o espaço com uma bancada de um lado e na outra ponta vários vasos  com plantas, flores e até uma grande rede lhe convida a repousar um pouco…

Percorre os dormitórios, os banheiros… e, assim, vai se deliciando com espaços preenchidos por objetos conhecidos : armários, camas com lençóis arrumados, espelhos, estantes com livros, quadros, tapetes, tem até bonecas e carrinhos nos dormitórios das crianças.

Em determinado instante, começa a tocar alguns objetos, que lhe chamam a atenção pelo volume, pela textura…, quando não, até se senta no terraço ou na sala para apreciar melhor o ambiente, muitas vezes ao som de uma música e de algum delicado aroma.

Nesta altura, já imagina o local com seus filhos, seu animal de estimação e seus parentes em um delicioso jantar. Está envolvida em   sensações que lhe remetem ao conhecido, a segurança, a proteção, ao acolhimento, está completamente localizada no tempo e no espaço em um “lugar”.

*Foto do apartamento decorado pela Arq. Fernanda Marques – Jardim das perdizes – Flavio Westmann
*Foto do apartamento decorado pela Arq. Fernanda Marques – Jardim das perdizes – Flavio Westmann

Se este será o “seu lugar” é um outro capítulo, que irá iniciar, quando lentamente vai deixando o decorado em direção a um local para sentar e conhecer os aspectos comerciais envolvidos.

Sem querer entrar em aspectos comerciais e de marketing imobiliário, fica aqui apenas esta analogia de como um estande é capaz de proporcionar uma viagem mágica entre o “espaço e o lugar, muitas vezes ”o seu lugar”.

OBS: as fotos apresentadas no texto, são fotos de arquivos pessoais de diversos estandes, são apenas ilustrativas, não possuem vínculos nem referências entres as mesmas, ordem cronológica ou outra conotação que não seja ilustrar o texto acima.

Arq. Flavio Erwin Westmann para “serimovel” 03/11/2016

Você pode gostar de ler também...