Mercado Imobiliário

Oportunidade de emprego: como se sair bem na entrevista

Oportunidade de emprego: a entrevista é algo que todos nós vamos passar. Seja para uma vaga de estágio, assistente ou sênior, precisamos nos preparar ao máximo para dar a melhor imagem ao recrutador, apresentar nossas ideias que poderiam contribuir com a empresa e vencer o processo seletivo.

oportunidade de emprego

Mas com um mercado de trabalho extremamente concorrido, como podemos destacar nossa imagem frente à concorrência? Não existe uma fórmula única e certa, mas há algumas coisas que ajudam na hora da entrevista. Aqui, vamos separar algumas ideias e dicas que podem ajudar você a se sair bem.

Leia também: Rua Estados Unidos 2000: alcance seu sucesso profissional no ramo imobiliário

Antes de sair de casa

oportunidade de emprego

Escolher a roupa

Às vezes não sabemos o que vestir para ir à festa de aniversário do amigo ou o que usar para ir ao parque. Em dia de entrevista de oportunidade emprego não é diferente, ficamos em dúvida do que é mais apropriado e para isso, depende onde você vai fazer. Você precisa saber um pouco do perfil da empresa. Caso seja um banco, consultoria ou empresas mais tradicionais, os homens podem vestir social como terno e gravata e as mulheres um blazer. Se for um lugar com aparência mais “jovem”, uma calça jeans e camisa cai bem para ambos os sexos, remetendo a algo mais descontraído. E claro, nunca ir de chinelo ou algo muito extravagante. O discreto ainda se sai melhor.

 

Saindo de casa

Se você está atrás de oportunidade de emprego e está enviando e-mails freneticamente, pode não conhecer muito da história e abordagem da empresa. É bom se preparar antes de sair de casa, lendo um pouco do ela faz, como a sua profissão atuaria na área que você quer a vaga, saber um pouco do espaço no mercado e ter uma noção de números (como se a empresa cresceu, quais cidades ela está atuando, etc.). Caso o recrutador pergunte ou mencione, você estará bem preparado para responder e demonstrará interesse. Afinal, é muito ruim estar em uma entrevista e não fazer a mínima ideia do que o entrevistador está falando. Não passa a imagem correta.

 

Que horas chegar

Se você mora em uma grande cidade como São Paulo, conhece bem as dificuldades que a metrópole pode dar. Chuva, manifestação, trânsito e problemas no transporte coletivo fazem parte da vida diária, então sempre precisamos sair com antecedência. Se você mora há 30 minutos de distância do local da entrevista de oportunidade emprego, precisa colocar uma “gordura” de segurança. Saia com uma hora de antecedência, assim qualquer imprevisto pela frente não irá te atrapalhar. Ah, e não chegue muito cedo também. Muitas pessoas que serão entrevistadas imaginam que chegar uma hora antes é sinal de pontualidade, mas não é. Caso você tenha chegado muito tempo antes, dê uma volta, tome um café e espere um pouco. O ideal seria aparecer na recepção uns 15 minutos antes da hora combinada.

 

Na entrevista de oportunidade de emprego

oportunidade de emprego

Leve numa boa

Ficar nervoso é extremamente normal. Às vezes a mão vai suar, vai dar uma leve tremedeira e você pode gaguejar. Sim, é tudo muito comum. O mais importante no bate-papo é vender o “você profissional”. Não seja tímido ao dizer que você é bom em Excel, por exemplo. Mas cuidado para não parecer metido ou ganancioso, o entrevistador não vê com bons olhos caso você diga que é “o melhor” ou que “quer entrar na empresa para ganhar muito dinheiro”. O importante é ser você mesmo e mostrar suas qualidades.

 

Pergunte

Falamos anteriormente que é importante ser você mesmo e que você deve se preparar sobre alguns dados da empresa antes de ir à entrevista. Mas é importante lembrar: o recrutador não espera que você saiba tudo sobre a vaga, a empresa e o trabalho em si. Caso algo não fique claro, pergunte sobre a equipe, sobre planos de carreira na empresa e oportunidades de crescimento, isso demonstra interesse da sua parte. Dica: caso o “salário” não tenha sido assunto, deixe para o final com um tom de “ah, e a propósito”. Assim você mostra sua prioridade maior é crescer profissionalmente, e não financeiramente (por mais que possa ser).

 

Não minta

Dissemos que você deve vender sua imagem, isso, com certeza. Mas não minta sobre qualidades que você possa não ter, seja sincero se ainda é iniciante em algum programa de computador ou curso de idioma. Além de ser antiético, a equipe de trabalho (caso você seja contratado) vai descobrir que você não é tão bom quanto disse ser. A mesma dica vale caso o recrutador pergunte de sua vida social e pessoal. Ele não espera que você seja alguém que só pense trabalho, ele espera sinceridade. Então não tem problema dizer que seu passa tempo favorito é tomar uma cerveja com os amigos e ir à balada na sexta-feira à noite.

Leia também: Mercado Imobiliário – Perspectivas 2017

Fazer entrevista de oportunidade de emprego não é fácil. Passamos por muitas coisas, desde nervoso até frustrações. Mas o importante é darmos o melhor até conseguirmos uma vaga, uma oportunidade. Se você ainda está atrás de um trabalho, não desista, continue lutando, melhorando e focando. Um dia, você terá um trabalho excelente e lembrará de tudo que passou, sabendo que valeu a pena cada esforço.

Você pode gostar de ler também...